Pessoas sentadas em auditório

 

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) realizou na manhã de hoje (18) reunião interinstitucional para discutir a construção do cronograma de ações da “Caravana do Ministério Público Pela Paz no Trânsito e Defesa da Vida”, que será realizada nos dias 8 e 9 de novembro, em Picos. A promotora de Justiça Itanieli Rotondo Sá, assessora de Planejamento Estratégico, conduziu a reunião que aconteceu no auditório da da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Centro de Teresina.

 

A Caravana Pela Paz no Trânsito é um projeto de cunho educativo, desenvolvido pelo Planejamento Estratégico do Ministério Público em parceria com os Centros de Apoio Operacional do MPPI e instituições, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PI) e Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), com a intenção de conscientizar a população sobre a importância do cumprimento das regras de trânsito. A reunião desta quarta-feira contou ainda com a participação de representantes do Tribunal de Justiça (TJ-PI), Defensoria Pública do Estado (DPE-PI) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), que demonstraram interesse de agregar contribuição nas ações empreendidas pelo projeto educativo.

 

Em 2016, o Ministério Público Estadual realizou a primeira edição da Caravana Pela Paz no Trânsito no município de Bom Jesus, região sul do Piauí. À época, os membros e servidores do órgão ministerial promoveram diversas atividades, como blitz educativa, distribuição de panfletos informativos, palestras em escolas e oficinas com informações referentes às áreas de atuação do MPPI.

 

A assessora de Planejamento Estratégico do MPPI, Itanieli Rotondo Sá, explicou que a primeira caravana teve resultados bastante positivos. “Após a realização da primeira edição da caravana, nós percebemos uma significativa redução nos casos de acidentes em Bom Jesus. Assim, nosso desejo é unir esforços com as instituições que já somaram conosco e esperam continuar contribuindo para multiplicar os resultados obtidos naquela cidade, só que agora em Picos, que é um município com grande movimentação”, disse.

 

Ainda será realizada uma segunda reunião para fechamento do cronograma e definição das atividades que cada órgão desenvolverá na Caravana.