Pessoas sentadas em auditório

 

As promotoras de Justiça Denise Aguiar, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA/MPPI), e Gianny Carvalho, titular da 2ª Promotoria de União, participaram, na manhã de hoje (11), de palestra sobre queimadas, evento promovido pelo Corpo de Bombeiros, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de União, Secretaria de Meio Ambiente de União e Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). O objetivo era conscientizar a população da cidade, em especial os agricultores, sobre o uso de fogo na agricultura.

 

O Tenente-Coronel Kleber Soares, do Corpo de Bombeiros do Piauí, proferiu palestra no evento, abordando as formas de manejo do fogo comumente usadas por agricultores para limpeza do solo para plantio. “O que nós desejamos é trazer aos senhores e senhoras mais esclarecimentos sobre o uso do fogo, que deve ser feito de forma bastante cuidadosa e responsável. Sabemos que o fogo é um elemento com o qual devemos ter o máximo de cuidado. O objetivo principal aqui é compartilhar conhecimento e também aprender com vocês”, disse.

 

A Lei Federal nº 12.651 de 2012, que instituiu o novo Código Florestal, é um dos documentos legais que dispõe sobre o uso do fogo, através das queimas controladas, que poderá ser feito nos casos de atividades agropastoris (plantio ou criação de animais) e de atividades de pesquisa científica, mediante prévia aprovação do órgão estadual ambiental competente do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

 

De acordo com orientações da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o agricultor deve observar os seguintes critérios critérios para a realização de queima controlada: comunicar aos vizinhos o dia da queima; notificar os órgãos responsáveis sobre o dia e horário da queima; fazer aceiros que devem medir no mínimo 3 metros; verificar clima e horário (força e direção do vento, temperatura) e instruir e preparar o pessoal que vai fazer a queima.

 

Duas mulheres sentadas

 

Em sua fala, a coordenadora do CAOMA/MPPI, Denise Aguiar, ressaltou a importância do cuidado com o meio ambiente. “Precisamos cuidar dos recursos naturais para as futuras gerações. É necessário proteger o meio ambiente como um direito nosso: não podemos permitir que a fonte da nossa existência seja destruída”, declarou.

 

A promotora de Justiça Gianny Vieira pediu aos presentes que tenham cuidado com o emprego de fogo na limpeza do solo para plantio. “Estamos agindo de forma preventiva, trazendo aos senhores orientações sobre como devem agir nas situações em que precisarão fazer uso do fogo. Não queremos que incêndios descontrolados prejudiquem a população de União. Por isso, estamos aqui para conversar, dialogar sobre a importância de observar e obedecer a forma como pode ser usado o fogo nas atividades de agricultura”, pontou. 

 

Pessoas sentadas em auditório