O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho – “Programa Bem Viver no MP”, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizou, na manhã desta quarta-feira (11), no auditório da Procuradoria-Geral, a palestra “Você cuida da sua Saúde Pélvica?”, ministrada pela especialista em Fisioterapia da Saúde da Mulher, Ruth Barros Barbosa, que falou sobre a importância da fisioterapia pélvica e do autocuidado.
O MPPI, empenhado na promoção da saúde feminina em uma perceptiva global, realizou o evento de integração como parte da campanha “Outubro Rosa”, movimento que nasceu na década de 90, com intuito de conscientizar a população para o controle do câncer de mama. A mensagem transmitida, contudo, é muito mais ampla: em outubro, deve-se promover a saúde da mulher em suas mais diversificadas dimensões.
O pronunciamento de abertura foi proferido pela Procuradora de Justiça Teresinha de Jesus Marques, Diretora-Geral do CEAF, que falou sobre o câncer de mama e a importância da prevenção. “Todas nós sabemos dos riscos do câncer de mama. Devemos nos prevenir, submetendo-nos a exames de mamografia periodicamente, nunca esquecendo que a detecção precoce do câncer aumenta muito as chances de cura”, enfatizou a Procuradora de Justiça.
A fisioterapeuta Ruth Barros explanou sobre a função da pélvis, que, além de sustentar o tronco, protege os órgãos reprodutores e o feto em desenvolvimento. A profissional ressaltou também a importância do cuidado fisioterapêutico na região.
“É importante cuidar da saúde da pelve porque é nela que fica inserido o músculo do assoalho pélvico, muito importante para a saúde feminina”, explicou a especialista. “Essa musculatura é extremamente relevante para nossa saúde, porque ela pode mudar totalmente nossa qualidade de vida, no que se refere às funções urinária, fecal e sexual”.
Ao final da palestra, foi dada a oportunidade de fala para que as participantes tirassem suas dúvidas sobre o assunto.