Na manhã e tarde de ontem (04/10), representantes do Ministério Público do Piauí e da Secretaria de Educação de Estado estiveram na cidade de Piripiri e implantaram o projeto a “Lei Maria da Penha nas escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos”. O evento fez parte do calendário de expansão do projeto aos municípios do interior do Piauí, que pretende atingir todas regionais de ensino.
A primeira etapa do projeto consiste em sua apresentação às equipes pedagógicas, professores e rede de atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e família do município, seguindo-se com discussões da temática pelos docentes e estudantes em sala de aula, para então os estudantes multiplicarem conhecimentos da matéria junto à sociedade com ações positivas; assim, inovando na metodologia de ensino aprendizagem, serão elas/es atores e protagonistas no rompimento da culta machista e sexista, com fortalecimento da cultura da igualdade de gênero.
A solenidade de implantação contou com a participação de educadoras/es da 3ª Gerência Regional de Ensino (GRE) e da Delegada da Mulher do município, Lucivania Vidal.
Ainda este ano, o projeto será apresentado à comunidade internacional em Bogotá, na Colômbia, em razão de ter sido vencedor da 5ª edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos.