O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAODIJ), órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí, promoveu mais um evento regionalizado de capacitação para conselheiros tutelares.
A Promotora de Justiça Lia Burgos, o Assessor Especial Claudeir Alcântara e a Analista Ministerial de Serviço Social Maria Luísa Lima estiveram no município de Corrente nos dias 24 e 25 de outubro, conduzindo apresentações acerca do Conselho Tutelar no Estatuto da Criança e do Adolescente, seu conceito, natureza jurídica e atribuições. A equipe do CAODIJ abordou, ainda, a importância da atuação em rede para proteção dos direitos de crianças e adolescentes. A Promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana, uma das titulares da comarca, também participou das atividades.
Ao todo, foram capacitados quase 60 conselheiros tutelares, oriundos de nove diferentes municípios da região: Corrente, Riacho Frio, Parnaguá, Sebastião Barros, Morro do Cabeça no Tempo, Júlio Borges, Curimatá, Avelino Lopes e Cristalândia.
“É imprescindível que Ministério Público se aproxime cada vez mais da sociedade, por meio das organizações sociais e dos conselhos setoriais, na busca pela proteção integral a crianças e adolescentes. A conscientização sobre os direitos e deveres, o empoderamento dos atores sociais e a adoção de estratégias conjuntas são fundamentais para se garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Por isso, os Conselhos Tutelares e o Ministério Público são organizações parceiras”, ressaltou a coordenadora do CAODIJ, Lia Burgos.