Alunos do 8º ano da Escola Municipal do Mocambinho, na zona Norte de Teresina, participaram, nesta segunda-feira (13), de palestra sobre violência doméstica e familiar contra a mulher. A atividade faz parte do cronograma de ações do Projeto Queremos Paz, que está sendo desenvolvido na escola, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), órgão do Ministério Público do Piauí (MPPI).
Desta vez, o CAODEC desenvolveu a atividade em parceria com a 10ª Promotoria de Justiça – órgão integrante do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID). A promotora de Justiça, Amparo Paz, dialogou com os adolescentes sobre as situações de violência doméstica e familiar contra a mulher, que acontecem em casa, na escola ou na comunidade.
“Dar atenção a essa faixa etária é primordial porque os adolescentes estão em formação e, por isso, é importante trabalhar com eles na perspectiva da conscientização, para podermos quebrar paradigmas e concepções de que o homem seria superior à mulher”, destaca a promotora de Justiça, Amparo Paz.
Para a coordenadora do Caodec e promotora de Justiça, Flávia Gomes, a ação do Projeto Queremos Paz vai além das medidas de conscientização que buscam fomentar a cultura de paz. “Durante o desenvolvimento do projeto, identificamos a necessidade de orientar e prevenir esse público a respeito da violência contra a mulher, pois entendemos que além de ser uma de prevenção no combate a esse crime é uma ação de fomento da cultura de paz”, explica Flávia Gomes.