Vista aérea da cidade de União/PI

Vista aérea da cidade de União/PI

 

A atuação da 2ª Promotoria de Justiça de União tem viabilizado a instalação de melhorias no hospital público da cidade. Em 2014, o Ministério Público instaurou inquérito, por meio do qual acompanha as obras de reforma, a aquisição de equipamentos e a compra de fármacos. Depois de vistorias e reuniões realizadas em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), houve treinamento de técnicos e motoristas para imobilização e remoção de pacientes, além de designação de um enfermeiro no período noturno para indicação da classificação de risco, bem como de dois motoristas de ambulância, em turno de 24 horas, para condução de pacientes até unidade de saúde em Teresina, caso haja necessidade. Também houve renovação da frota de veículos e reforço do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), implantado no município em 2016, e em pleno funcionamento. Todos os serviços são fiscalizados pela 2˚ Promotoria de Justiça da comarca.

 

A Promotora de Justiça Gianny Vieira de Carvalho explica que a reforma não foi concluída no prazo previsto por conta do atraso no repasse de verbas oriundas do Governo Federal, mas os trabalhos já foram restabelecidos e concluídos. “Houve reforma na estrutura física do hospital, em todas as salas, o que melhorou sobremaneira o ambiente. O hospital estava sucateado, mas a gestão atual tratou de fazer melhorias, sempre com a fiscalização e o acompanhamento do Ministério Público. Foram feitas vistorias pelo Ministério da Saúde e pela SESAPI no Hospital nos anos de 2015 e 2016; todas concluíram positivamente sobre o referido estabelecimento, que se destaca dentre os hospitais do interior do Piauí, em termos de estrutura e atendimento”, declara Gianny Carvalho. O Hospital de União tem funcionado como “porta de entrada” para pacientes oriundos de municípios da vizinhança, como Miguel Alves e José de Freitas, pois lá recebem a classificação do risco e são encaminhados para o atendimento adequado.

 

Está sendo construído um novo Centro Cirúrgico em prédio ao lado da sede do hospital, pois o antigo estava defasado. O novo prédio já está pronto, mas falta que o Ministério da Saúde envie alguns equipamentos. Foram implantados dois consultórios médicos na emergência e há farmacêutico nos turnos matutino e vespertino todos os dias da semana. Em janeiro, houve licitação para aquisição de medicamentos, e não foi constatada falta de fármacos considerados essenciais. Todo o procedimento licitatório foi acompanhado pelo Ministério Públicos. Foram realizados outros procedimentos após esse, também fiscalizados pela 2ª Promotoria de Justiça de União, para renovação do estoque de medicamentos. Para atender à demanda de atendimento aos pacientes, foi contratado mais um médico em regime de plantão, para reforçar a equipe. Estão atendendo, portanto, dois médicos por plantão.

 

“Esse é mais um exemplo de atuação resolutiva do Ministério Público, com integração entre instituições Poderes para promoção de uma transformação efetiva, que realmente beneficia a comunidade”, enfatiza a Promotora Gianny Carvalho.