O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), representado pela promotora de Justiça Lia Burgos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAODIJ), participou de sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Teresina (CMT), na manhã desta terça-feira (05), em celebração ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. A sessão foi proposta pelos vereadores Enzo Samuel e Teresinha Medeiros.
Os conselheiros tutelares trabalham na defesa dos direitos da criança e do adolescente, atuando em denúncias de maus-tratos, violência sexual, trabalho infantil, entre outras violações. Ainda fiscalizam a aplicação das políticas públicas voltadas à população infanto-juvenil. De acordo com estimativas do Governo Federal, existem 30 mil pessoas atuando como conselheiros tutelares no Brasil, atualmente.
A coordenadora do CAODIJ Lia Brugos ressaltou a importância do trabalho realizado pelos conselheiros, e a exitosa parceria entre o Ministério Público Estadual e esses atores sociais.
“Nós do Ministério Público só temos a agradecer a cada conselheiro pelo trabalho que realiza. Sabemos que são homens e mulheres efetivamente empenhados que atuam muitas vezes em condições pouco favoráveis, e até mesmo arriscando suas vidas. Me sinto honrada de tê-los nessa luta pela defesa dos direitos da criança e do adolescente. Conte sempre com Ministério Público como parceiro”, disse.