Neste domingo (10) é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A escolha da data foi feita em 1950, depois que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Para comemorar a data, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), lançou o projeto “Isso é Direito Humano”, iniciado hoje, com uma sequência de temas que serão apresentados durante todo o mês de dezembro e se estenderá com diversas ações por todo o ano de 2018.
Idealizado pela promotora de Justiça Myrian Lago, titular da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina e pela coordenadora do Caodec, Flavia Gomes, o projeto tem como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre a importância dos Direitos Humanos para todos e desmistificar o preconceito que há sobre o tema.
“Os direitos humanos incluem direitos civis e políticos, independentemente de cor, raça, credo, orientação política, sexual ou religiosa. É preciso mostrar que os direitos humanos não são existem para ‘defender bandido’, como muitos pensam, mas para garantir a dignidade de toda a pessoa e garantia da vida em sociedade.” diz a promotora Flávia Gomes.
O projeto “#issoédireitohumano” abordará os temas: alimentação; moradia; trabalho; saneamento básico; educação; assistência média; liberdade de crença e não crença; igualdade racial; respeito à orientação sexual e à identidade de gênero; inclusão da pessoa com deficiência; direitos da pessoa idosa, segurança; proteção à criança e ao adolescente; meio ambiente; entre outros.