Centenas de pais de alunos da Escola Municipal do Mocambinho, localizada na zona Norte de Teresina, participaram, nesta quinta-feira (14), de uma reunião com colaboradores, professores e representantes de órgãos públicos para tratar sobre a importância da parceria escola e família no processo de educação das crianças e jovens, especialmente no que diz respeito ao novo ensino integral a ser implementado em 2018.
A promotora de Justiça Flávia Gomes, que é coordenadora do Projeto Queremos Paz, desenvolvido através do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), órgão auxiliar do MPPI, participou do encontro a convite da escola, reforçando o projeto e promovendo a cultura da paz com orientações jurídicas sobre a importância de desenvolver parcerias entre escola e família no processo de formação integral do aluno.
“É importante acontecer esse pacto pela educação entre família e escola a fim de combater a violência e desenvolver atividades humanizadas no ambiente escolar. A relação entre escola e família enfrenta diversos desafios e para facilitar a compreensão apresentamos leis, princípios e normas que mostram o papel de cada um na educação dos alunos.” diz a promotora Flávia Gomes.
Para o diretor do Escolão do Mocambinho, Diógenes Meireles, “o projeto Queremos Paz abraça todo um trabalho voltado para que nossas crianças possam desconstruir um espírito de violência e reconstruir um desejo de paz, de harmonia, irmandade e comunhão. Sabemos que toda a sociedade vivencia esse momento de generalização da violência, mas a escola tem esse papel fundamental de promover união e paz, tanto para os alunos como também para a família”, ressalta.
Durante a reunião foi apresentado todo o planejamento para a implantação do tempo integral, onde os pais aproveitaram para tirar dúvidas e fazer sugestões aos educadores. A pedagoga Leonilde Vasconcelos explica que o tempo integral vai proporcionar uma grande mudança na escola e na vida dos alunos. “Essas parcerias com os pais e com órgãos como o Ministério Público é muito importante e estamos confiantes com todo o planejamento apresentado para ser implantado no próximo ano. Os pais estão aceitando bem a proposta, pois isso vai proporcionar mais segurança aos seus filhos”, finaliza.