O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), em parceria com o IV Conselho Tutelar de Teresina, recebeu, na manhã desta segunda-feira (22), a Caravana pelo Direito à Participação de Crianças e Adolescentes, iniciativa organizada pelo Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CONAPETI). O Piauí é o oitavo estado da região Nordeste a ser visitado. A solenidade de recepção à Caravana ocorreu na sede da Procuradoria Geral de Justiça, no Centro de Teresina. A programação do evento incluiu apresentações culturais de capoeira e dança.
O objetivo principal da caravana é suscitar o debate sobre a necessidade de que crianças e adolescentes sejam ouvidas na formulação de políticas públicas voltadas à defesa dos direitos de infanto-juvenis. Além disso, a iniciativa visa congregar esforços entre instituições e sociedade para combater o trabalho infantil e promover a educação. Assim, os jovens Mário Emanuel, Felipe Caetano e Dávida Albuquerque estão indo aos estados nordestinos e se reunindo com autoridades públicas e cidadãos, fomentando discussões em torno das temáticas correlatas a crianças e adolescentes.
O jovem Felipe Caetano, um dos representantes da caravana, explica como surgiu o movimento. “A caravana surgiu há alguns meses, quando vimos a necessidade de levar essa discussão sobre a participação de meninos e meninas nos espaços de garantia de direitos”, disse.
Várias autoridades prestigiaram o evento, entre as quais a juíza da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Teresina, Maria Luíza de Moura, as promotoras de Justiça Lia Burgos e Joselisse Carvalho, respectivamente, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAODIJ) e titular da 45ª PJ, o defensor público Igo Sampaio, que coordena o Núcleo Especializado de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado (DPE), o procurador do Trabalho Edno Carvalho Moura, e a coordenadora do Proerd, major Elizete Lima.
Em sua fala, um dos membros do IV Conselho Tutelar de Teresina, Djan Moreira, ressaltou a importância do trabalho que está sendo realizado pela caravana. “Eles estão percorrendo os nove estado do Nordeste, mais o Pará, para estimular a participação de crianças e adolescentes nos espaços públicos, como os conselhos de direitos. A grande mensagem é que quando os adultos forem formular políticas públicas para infância e juventude, que estes sejam ouvidos”, disse o conselheiro tutelar.