Membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Piauí (MPPI) representaram a instituição no Corso do Zé Pereira de Teresina. No total cinco órgãos auxiliares do MPPI distribuíram materiais educativos para os foliões da maior festa carnavalesca popular da capital piauiense. O estande da instituição, localizado ao lado do mirante da Ponte Estaiada, no bairro de Fátima, zona leste de Teresina, recebeu grande público.
O Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) apresentou o projeto Linha Verde; o mesmo órgão, em parceria com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), promoveu a campanha Consumo Consciente. As duas iniciativas alertaram os cidadãos sobre a defesa do meio ambiente, conscientizando os participantes do Corso sobre importância da destinação correta do lixo produzido. O material educativo foi distribuído com o lema da campanha: “Sou consciente, jogo lixo no lixo”.
Já o Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), por meio da 5ª e 10ª Promotorias de Justiça, que integram o órgão, abordou o combate ao assédio e à violência contra a mulher. A campanha “Folião de Respeito” trouxe o “Manual de como ser um folião de respeito”, com dicas para os foliões que aproveitarem a prévia carnavalesca, com respeito, sem machismo e agressividade. Leques com mensagens do manual foram distribuídos.
O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAODIJ) enfatizou a relevância da proteção às crianças e adolescentes. Adesivos com a mensagem “Proteção de crianças e adolescentes, esse é o meu bloco”, foram entregues aos participantes de festa carnavalesca. Na semana passada, o órgão auxiliar do Ministério Público lançou dicas sobre a proteção a crianças e adolescentes durante a festa de momo.
“Isso é Direito Humano” é nome do projeto idealizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC) em parceria com a 49ª Promotoria de Justiça, e que foi levado aos participantes do Corso 2018. A iniciativa abordou temas diversos como: alimentação; moradia; trabalho; saneamento básico; educação; assistência média; liberdade de crença e não crença; igualdade racial; respeito à orientação sexual e à identidade de gênero; entre outros.
O público que acompanhou a ação desenvolvida pelo Ministério Público do Piauí parabenizou a iniciativa que alertou para diversas temáticas que devem ser seguidas em todos os espaços, afinal o exercício da cidadania deve estar presente no cotidiano de todos.
Acesse a fan page ou twitter do Ministério Público e veja mais fotos.
Facebook: @pgjmpepi
Twitter: @MP_PI