Pessoas de pé

 

O projeto Educação Ambiental em Defesa da Vida continua a se expandir pelo interior do Piauí. Nesta semana, a iniciativa capitaneada pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) promoveu o Simpósio de Educação Ambiental no município de Batalha. A ação contou com o apoio da 1ª Promotoria de Justiça de Batalha, que tem como titular o promotor de Justiça Antônio Charles Ribeiro de Almeida.

Na abertura dos trabalhos, a promotora de Justiça Denise Costa Aguiar, atual coordenadora do CAOMA, saudou os participantes e agradeceu o apoio e a exitosa parceria entre o Ministério Público e a Superintendência Regional do IBAMA no Piauí. “O tráfico de animais silvestres provoca danos imensuráveis, além de contribuir de forma ímpar para o aumento da lista de animais em extinção. A defesa do meio ambiente também passa pelo combate a esse crime. Cuidar da natureza e dos recursos que ela nos oferece é cuidar de nós mesmos, afinal tudo que precisamos é proveniente dos recursos naturais”, disse.

Em sua fala, o promotor de Justiça Antônio Charles de Almeida, tratou das ações que já são realizadas pelo MPPI no município voltadas à proteção do meio ambiente em Batalha. “Um grandioso evento construído a quatro mãos: Promotoria de Batalha, CAOMA, IBAMA e Secretária de Educação de Batalha que teve um excelente resultado, com a participação de mais de 160 pessoas entre alunos, professores e população em geral. A repercussão foi bastante favorável à campanha do meio ambiente como um direito à vida – proteção aos animais silvestres”, explicou.

Por fim, foi apresentado um projeto local de conscientização dos moradores da comunidade Cedro sobre a importância da preservação de áreas ambientais de proteção permanente, valorização da conservação e recuperação ambiental. A iniciativa que teve apoio da 1ª PJ de Batalha e o resultado será apresentado no segundo semestre deste ano, com o Dia da Devolução espontânea de animais silvestres presos em cativeiro.

Os analistas do IBAMA Sandovaldo Moura e Fabiano Pessoa apresentaram ao público o projeto “Liberdade e Saúde”.

 

Duas pessoas de pé ao lado de animais

 

 

 

Com fotos de Valber Diniz, do IBAMA Piauí