Pessoas sentadas em auditório

 

Na última quinta-feira, 15 de março, a cidade de Esperantina recebeu o I Simpósio de Educação Ambiental em Defesa da Vida. O projeto é realizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) em parceria com a Superintendência Regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente no Piauí (IBAMA). O evento contou ainda com o apoio das Promotorias de Justiça de Esperantina.

Quase 300 pessoas entre estudantes, professores e gestores públicos municipais participaram do evento. Na ocasião, foram apresentados dois projetos Liberdade e Saúde, do IBAMA, com a exposição dos analistas do órgão, Sandovaldo Moura e Fabiano Pessoa. Além do projeto que nomeia o simpósio.

 

Pessoas sentadas em auditório

 

Em sua fala, o promotor de Justiça Raimundo Nonato Júnior realçou a importância de eventos educativos tais como o ocorrido; apontando, inclusive, o efeito multiplicador, dado o público envolvido, em especial os docentes do ensino fundamental, no sentido de levar aos alunos matéria sensível na área ambiental, como é o tráfico de animais silvestres e suas implicações penais e na área da saúde, no que atinge à transmissão de doenças.

Para a promotora de Justiça Denise Costa Aguiar, coordenadora do CAOMA, o desenvolvimento de ações educativas deve ser constante. “Acredito muito na educação e principalmente, como ferramenta de transformação. O respeito ao meio ambiente passa necessariamente por um processo de conscientização das pessoas e nada melhor do que trabalhar essa temática com as crianças que serão os adultos de amanhã, sendo responsáveis pela preservação da natureza”, disse.

 

Pessoas sentadas em auditório

 

Com fotos de Valber Diniz, do IBAMA Piauí