Mais de duzentas pessoas entre estudantes, professores e gestores públicos conheceram, na manhã desta sexta-feira (02), os projetos “Liberdade e Saúde”, desenvolvidos pelo IBAMA, e o “Educação Ambiental em Defesa da Vida”, do Ministério Público Estadual (MPPI). As duas iniciativas foram apresentadas durante a realização do I Simpósio de Educação Ambiental em Defesa da Vida, que ocorreu na Escola Municipal Tia Jacinta, no município de Demerval Lobão.
Em sua fala de abertura, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), Denise Costa Aguiar, destacou a importância da promoção de atividades educativas com estudantes para formação de adultos conscientes da necessidade de preservação do meio ambiente.
“Os danos oriundos do tráfico de animais silvestres são imensuráveis, contribuindo de forma ímpar para o aumento da lista de animais em extinção. Logo, a defesa do meio ambiente deve ser exercida pelo homem através de uma atitude natural e instintiva, já que gira em torno de sua própria subsistência, e de uma atitude combativa para evitar todo e qualquer ato atentatório à universalidade de bens que constituem o meio ambiente”, disse a representante do MPPI.
Na oportunidade, a promotora de Justiça, Denise Costa Aguiar, também falou sobre o “Linha Verde” lançado em março do ano passado pela 24ª e a 30ª Promotorias de Justiça de Teresina, com atribuições de defesa do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural. O Linha Verde é um formulário online disponibilizado no site do Ministério Público, na área de “Informação ao Cidadão”. A “Linha Verde” também pode ser acessada diretamente através endereço http://zip.net/bxtGZl, para que o cidadão encaminhe reclamações ambientais contra pessoas, empresas e instituições.
Já a promotora de Justiça, Ana Isabel Alencar Mota, abordou as demandas relacionadas ao meio ambiente no município de Demerval Lobão, e as ações da instituição ministerial para o respeito a preservação ao meio ambiente.
“A mensagem que queremos deixar é sobre a oportunidade de formar adultos mais conscientes para o cuidado com o meio ambiente. E a melhor forma de fazer é por meio da educação de crianças e adolescentes. Acredito muito no poder transformador da educação porque um professor impacta a vida de seus alunos. Por fim, dizer que nós da Promotoria de Demerval Lobão estamos disponíveis para a realização desses projetos”, declarou.
Logo em seguida, ainda pela manhã, os professores e gestores públicos de Demerval Lobão participaram de uma oficina e conheceram o material didático e recursos utilizados nos projetos. A exposição ficou a cargo dos analistas do IBAMA, Fabiano Pessoa e Sandovaldo Moura.
As crianças chegaram no início na tarde e, foi a vez dos pequeninos aprenderem que aprisionar animais silvestres é crime, além de ser prejudicial ao meio ambiente. “Esses animais aqui devem ficar presos ou soltos na natureza?”, perguntou Fabiano Pessoa. – “Não”, responderam, apressadamente, as crianças.
A abordagem dos projetos com os alunos serviu também para que os professores observassem como trabalhar a temática da preservação ambiental, em especial a proteção dos animais.