Membros da equipe de Assessores das Promotorias de Justiça de Uruçuí, Floriano e Marcos Parente participaram de treinamento realizado pelo Tribunal de Contas. A iniciativa foi do Promotor de Justiça Gerson Gomes Pereira, que conduziu uma primeira fase de capacitação para alguns dos servidores do MPPI ocupantes dos cargos de assessoria a órgãos de execução do 1˚ grau. Em Teresina, na sede do TCE/PI, os assessores foram recebidos pelo Auditor de Controle Externo José Inaldo Oliveira e Silva, que é gestor da Diretoria de Gestão das Informações Estratégicas e Combate à Corrupção.
Inaldo Silva falou sobre ferramentas que podem auxiliar o Ministério Público na investigação de irregularidades. Os servidores do MPPI conheceram diversos sistemas integrados, que permitem o acompanhamento de licitações, processos e contas públicas. O auditor do TCE discorreu também sobre os Portais da Transparência dos Municípios, transmitindo orientações sobre a consulta e a interpretação das informações disponibilizadas.
O Promotor de Justiça Gerson Gomes Pereira destaca que o objetivo é intensificar, ainda mais, a integração entre o Ministério Público e o Tribunal de Contas. “O compartilhamento de dados agiliza as investigações: tendo acesso ao grande volume de informações consolidadas pela Corte de Contas, as Promotorias de Justiça podem desenvolver uma atuação mais objetiva, rápida e eficaz. Por isso, é muito importante que os servidores sejam capacitados para operar os sistemas. Os assessores contribuirão muito para o sucesso do enfrentamento à corrupção”, ressalta o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Uruçuí.