A promotora de Justiça Denise Costa Aguiar, que coordena o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público do Piauí (MPPI), participou ontem, 05 de março, da abertura do Simpósio de Educação Ambiental em Defesa da Vida, no município de Água Branca. O evento ocorreu na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) no município. Entre os participantes, estiveram professores da rede pública de ensino, agentes de saúde, autoridades do executivo municipal de Água Branca, entre os quais o prefeito Jonas Moura, além de representantes de cidades vizinhas como São Pedro e Lagoinha do Piauí.
O Simpósio Educação Ambiental em Defesa da Vida é uma iniciativa do CAOMA/MPPI em parceria com a Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente no Piauí (Ibama) e visa difundir a importância da preservação da fauna e da flora para crianças. São apresentados aos participantes os projetos “Liberdade e Saúde”, com explanações dos analistas ambientais do Ibama Sandovaldo Moura e Fabiano Pessoa; “Educação Ambiental em Defesa da Vida” e “Linha Verde”, expostos pela promotora Denise Aguiar.
Em sua fala, a coordenadora do CAOMA pontuou a necessidade de ações como o simpósio para a difusão de uma cultura de preservação ao meio ambiente. “Uma coisa é certa: para continuarmos a ter acesso a beleza imensurável que a natureza nos proporciona, a educação ambiental tem um papel relevante na preservação do meio ambiente, sendo sua meta primeira a conscientização do homem em usufruir da natureza com o entendimento de que ela é frágil como o próprio homem é, e por isso, merece respeito”, disse.
Com foto de Valber Diniz – Ascom/Ibama/PI