Estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) visitaram o Ministério Público do Estado do Piauí para conhecer o trabalho da instituição na área de defesa da saúde pública. Os graduandos foram recebidos pela Ouvidora do MPPI, Procuradora de Justiça Rosangela de Fátima Loureiro Mendes. “A Ouvidoria considera de grande relevância as visitas realizadas por estudantes, pois são uma forma de propagarmos este canal de atendimento nas diversas instituições de ensino”, declarou a Ouvidora.
O grupo conheceu aindas a 12ª e a 29ª Promotorias de Justiça da capital, órgãos especializados na defesa do direito à saúde. Os Promotores de Justiça Karla Daniela Carvalho e Eny Marcos Pontes falaram sobre o trabalho desenvolvido. Os estudantes verificaram na prática como as unidades atuam em prol da saúde, enquanto direito fundamental social e difuso.
“É muito importante que esses novos profissionais da saúde mantenham contato com o Ministério Público. Conversamos muito sobre o exercício da cidadania, destacando a necessidade de intervenção imediata nos casos de violação aos direitos dos usuários do sistema de saúde. Tentamos incentivá-los a serem agentes de aperfeiçoamento das ações e serviços, denunciando situações irregulares e fornecendo subsídios para a atuação ministerial”, declarou a Promotora de Justiça Karla Carvalho.