O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, recebeu, nesta quarta-feira (25), o coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público Militar, promotor de Justiça Luiz Felipe Carvalho. Ele está em Teresina com o objetivo de compartilhar experiências e sistemas para o aprimoramento do trabalho realizado pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate no Crime Organizado), órgão do Ministério Público do Piauí. O coordenador do GAECO/MPPI, promotor de Justiça Rômulo Cordão, também participou do encontro.
Em 2017, os Procuradores-Gerais de Justiça do MPPI e do MPM celebraram um acordo de cooperação técnica que previa o intercâmbio de dados e ferramentas de informática entre as instituições, para que a atuação no combate à corrupção se tornasse mais ágil e eficiente. “Alguns sistemas que o Ministério Público Militar já utiliza em apoio às investigações serão disponibilizados ao GAECO do Piauí. Tais plataformas facilitarão análises e diminuirão o tempo dispendido nesses trabalhos”, explica Rômulo Cordão. O MPM oferecerá cursos para operacionalização dos sistemas aos membros e servidores do MPPI, de modo que a parceria beneficiará não apenas o GAECO, mas vários outros órgãos ministeriais, inclusive no interior do Estado.
Para Luiz Felipe Carvalho, a cooperação interinstitucional é muito positiva. “Tem sido muito proveitoso estar aqui no Ministério Público do Piauí. Atualmente, a tecnologia da informação é fundamental para a execução de um trabalho de ponta, com análise de grande volume de dados. O investimento em sistemas e na constituição de equipes capacitadas é o caminho mais curto para o aperfeiçoamento das atividades das Promotorias de Justiça, com foco no combate à corrupção e na criminalidade organizada”, declarou o Promotor de Justiça do MPM, que ainda visitou as instalações do GAECO, na zona leste de Teresina.
O Procurador-Geral de Justiça do Piauí reafirmou a importância de uma atuação coordenada e objetiva. “O enfrentamento ao crime organizado e à corrupção é uma das prioridades do Ministério Público do Piauí, posto que a correta aplicação dos recursos públicos contribui para a promoção de diversas melhorias em áreas de relevante interesse social: saúde, educação, proteção à infância e outras. Temos articulados importantes parcerias nesse sentido, já que as ações conjuntas e a constante integração têm se revelado estratégias muito eficazes”, pontuou Cleandro Moura.