A Promotoria de Justiça de Avelino Lopes promoveu audiência pública com a finalidade de buscar soluções para problemas relacionados ao sistema de educação no município. Os trabalhos foram coordenados pelo Promotor de Justiça Luciano Lopes Sales. O debate teve foco no transporte escolar e na nucleação do ensino.
Com as reformas no ensino fundamental promovidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), objetivando a implementação da municipalização e universalização do ensino básico, optou-se pelo fechamento de diversas escolas multisseriadas, através do processo chamado de nucleação, que consiste em reunir os alunos das escolas desativadas em centros maiores.
Participaram da reunião o prefeito do Município, Dióstenes José Alves, secretários municipais, diretores escolares, vereadores, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, o presidente do Conselho Tutelar, professores e outros interessados.
Os representantes do Poder Executivo Municipal ouviram as principais reivindicações da comunidade e se comprometeram, perante o Ministério Público, a tomar todas as medidas necessárias para atendê-las.