Pessoas de pé

 

A Promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), participou da abertura oficial dos Jogos das Escolas Públicas Piauienses (Jepeps). O evento foi realizado na manhã de hoje (27), no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) José Pacífico, localizado no bairro Novo Horizonte, zona sudeste de Teresina.

 

O destaque desta edição é a integração dos jogos com o projeto Queremos Paz, executado na rede pública de ensino por meio de uma parceria entre o Ministério Público do Estado e a Secretaria de Educação (SEDUC). O projeto foi idealizado pelo CAODEC, com vistas à construção de uma cultura de paz, e promove o enfrentamento consciente a problemas como indisciplina, bullying e drogadição nas escolas.

 

“Cada equipe do Piauí foi batizada com o nome de um grande pacificador. Como os jogos têm uma fase estadual, outra nacional e outra, ainda, internacional, a cultura da paz que estamos fomentando aqui atravessará todas essas fronteiras”, declara Flávia Gomes Cordeiro, muito feliz pelo êxito do projeto.

 

Pessoas de pé

 

Jepeps

Ao total, serão quatro modalidades coletivas (futsal, voleibol, handebol, basquete) e nove modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica desportiva, judô, xadrez, natação, tênis de mesa e luta olímpica). Nos meses de abril e maio, os alunos participam das interclasses que serão realizadas em cada escola. Até o dia 10 de junho, os times das escolas de cada GRE classificada disputam a segunda etapa do Jepeps. Os vencedores disputam os Jogos Escolares Piauienses, realizados pela Fundespi. Os campeões de cada modalidade representam o Piauí na primeira seletiva nacional da Regional Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorre entre os dias 12 e 16 de setembro em Natal, no estado do Rio Grande do Norte.

 

Pessoas de pé