A Promotora de Justiça Raquel Galvão, titular da 23ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atuação no Juizado Especial Cível e Criminal – Zona Sul (Bela Vista), juntamente com assistente social do Ministério Público, Maria Luiza da Silva Lima, realizou visita institucional ao Centro da Juventude Santa Cabrini, sediada na Rua São Valentino, nº 7790, Bairro Angelim, Vila Irmã Dulce, com o objetivo de verificar a possibilidade de incluí-lo no cadastro de entidades habilitadas para o recebimento de recursos provenientes de transação penal realizada no Juizado.
A transação penal é um acordo celebrado entre o Ministério Público e o autor do ato infracional de menor potencial ofensivo. Com a aplicação da medida, o autor pode optar por prestação pecuniária ou prestação de serviços gratuitos à comunidade.
O Centro tem como finalidade, dentre outras, contribuir para o desenvolvimento educacional e social de crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino, por meio de atividades complementares envolvendo ações ambientais, artísticas, culturais e esportivas, em contraturno escolar. A organização mantém suas atividades por meio de doações, parcerias e convênios e a colaboração da comunidade.
A instituição conta com vários projetos sociais, como o Projeto Juventude de Paz Integrando Culturas, que visa contribuir para o desenvolvimento do protagonismo dos jovens, enquanto agentes multiplicadores, com vistas à prevenção ao uso e à dependência de entorpecentes, para uma vida saudável na família e na comunidade.
Além disso, fora implantado o Projeto Juventude Participativa: Tecendo Direitos, idealizado pelo Centro, que está mobilizando a comunidade da Vila Irmã Dulce, na zona sul de Teresina, tendo iniciado no dia 28 de março deste ano. Tal projeto tem como objetivo estimular a participação dos adolescentes em espaços de debates sobre políticas públicas, através de discussões, trabalhos sociais e atividades lúdicas. Ao todo serão 30 adolescentes contemplados, na faixa etária de 12 a 17 anos, pertencentes à região da zona sul da Capital.
Com a vistoria, a Promotora de Justiça pôde constatar que o Centro da Juventude Santa Cabrini presta serviços de grande relevância no atendimento a crianças e adolescentes do bairro Vila Irmã Dulce e adjacências.