O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) promoveram na manhã desta segunda-feira, 21 de maio, uma palestra sobre prevenção e proteção contra incêndios. A capacitação aconteceu no auditório da sede do Ministério Público do Piauí, na zona leste de Teresina. A palestra foi ministrada pelo segundo tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Antônio Linhares de Sousa Filho.
A promotora de Justiça Débora Aragão, que coordena o GSI/MPPI, pontuou que a implantação das brigadas faz parte do conjunto de ações que serão desenvolvidas no âmbito do programa de Segurança Institucional que está em execução no Ministério Público. “A intenção é obter o engajamento de servidores para a criação da brigada voluntária contra incêndio, que integra o conjunto de iniciativas, chamada segurança orgânica, que vem sendo implantada pelo GSI. O objetivo é ter uma brigada em cada unidade do Ministério Público em Teresina, na zona leste e no centro, e paulatinamente vamos estender essas ações para as Promotorias de Justiça do interior. Hoje serão dadas orientações de como agir em situações de emergência e até de primeiros socorros. As pessoas que atuarem nessa área deverão ter esses conhecimentos”, avaliou.
O tenente Antônio Linhares de Sousa Filho explicou que atitudes simples como não deixar equipamentos eletroeletrônicos conectados nas tomadas após o uso, podem ajudar a prevenir incêndios. “Nós vamos aqui fazer um trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção de incêndios, mas se caso isso ocorrer o que pode ser feito? Esse é outro ponto a ser abordado aqui. Quais atitudes podem ser tomadas para evacuação de um prédio como esse, em que fica o Ministério Público, em casos de incêndios? Teremos essas direções”, disse o palestrante.