Equipe vistoriando obras

 

Na última segunda-feira, 30 de abril, o Promotor de Justiça Arimatéa Dourado visitou as obras da Estação de Tratamento de Esgoto do município de Floriano. O representante do Ministério Público constatou que foi iniciada a segunda etapa dos trabalhos, correspondente à construção das lagoas de estabilização. “Considerando que um dos focos da atuação ministerial é a proteção ao meio ambiente e ao seu equilíbrio ecológico, é importante que acompanhemos as ações de esgotamento sanitário. Vamos inclusive instaurar um procedimento administrativo para verificar o andamento desta etapa e das próximas, com elaboração de plano de visitas mensais”, declarou Arimatéa Dourado.

 

Durante a visita, o Promotor de Justiça foi guiado por equipe constituída pelos Secretários Municipais de Infraestrutura e de Comunicação, Marcony Allison e Nilson Ferreira, pelo engenheiro responsável, Ângelo Tadeu, e pelo técnico Rodoval Porto. Arimatéa Dourado pôde analisar o projeto, colher informações e vistoriar as obras.

 

Equipe analisa projeto

 

As estações de tratamento de águas residuais (ETARs) ou estações de tratamento de esgoto são infraestruturas que tratam as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, comumente chamadas de esgotos sanitários, para que eles sejam posteriormente escoados no mar ou em rio, com um nível de poluição aceitável, conforme a legislação vigente para o meio ambiente receptor. Em uma ETAR, as águas residuais passam por vários processos de tratamento, com o objetivo de separação e diminuição da quantidade da matéria poluente na água.

 

No caso de Floriano, todo o esgoto da cidade será dirigido à estação elevatória; depois correrá para as lagoas de estabilização. Finalizado o tratamento, os efluxos serão desembocados no rio Parnaíba. Serão duas lagoas de maturação e uma facultativa. A previsão para conclusão desta etapa é agosto deste ano.

 

Equipe analisa projeto no meio da análise