O Ministério Público do Estado do Piaui, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude – CAODIJ, participou de um momento de conscientização à população, lembrando o dia nacional de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, durante a manhã de sexta-feira (18), no Shopping da Cidade. Participaram do evento a promotora de Justiça e coordenadora do CAODIJ, Lia Raquel Prado Burgos e o servidor José Claudeir Batista Alcântara.
A atividade de panfletagem e conversa com a população foi organizada pelos órgãos e entidades da rede de proteção à criança que compõem o Comitê Piauiense de Enfrentamento à Violência Sexual, como o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCAT, Centro da Juventude Santa Cabrini, o Ministério Público, entre outros.
O Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes foi instituído pela Lei Federal nº 9.970, de 17 de maio de 2000, em razão do caso Araceli Sanches, que em 18 de maio de 1973 foi sequestrada, violentada e morta. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes encampou a data para lutar pelos direitos de crianças e adolescentes.
A Promotora Lia Burgos ressaltou a importância da proteção contra os abusos e que esse processo passa por uma superação da violência generalizada no Brasil, onde os indefesos são os que mais sofrem. Ela também chamou a atenção para o cuidado com as crianças, educando-as para que possam denunciar todo e qualquer tipo de abuso, a fim de que o violador seja responsabilizado no âmbito penal.
A coordenadora do CAODIJ lembrou ainda que o Ministério Público está desenvolvendo uma Ação Estadual em Defesa da Criança e do Adolescente, inclusive com o apoio das emissoras de TV do Piaui que estão veiculando um vídeo educativo sobre o tema e que diversas atividades serão desenvolvidas durante o ano visando proteger a criança e o adolescente.