A comissão organizadora do Prêmio “Promotor Amigo da Ouvidoria” já está compilando os dados para seleção dos vencedores. O prêmio tem o objetivo de incentivar a agilidade na adoção da providência preliminar por parte dos membros do Ministério Público, na prestação de informações à Ouvidoria, na resolutividade das providências adotadas, na interlocução satisfatória com a Ouvidoria e com servidores da unidade, o que contribuirá para a excelência do atendimento ao cidadão.
O levantamento dos dados necessários ao reconhecimento dos Promotores de Justiça mais alinhados à Ouvidoria será realizado por meio do Sistema Integrado do Ministério Público, o SIMP. Os critérios são os seguintes:
-
agilidade na adoção da providência preliminar;
-
agilidade na prestação de informações à Ouvidoria;
-
resolutividade das providências adotadas;
-
interlocução satisfatória com o Ouvidor e os servidores da Ouvidoria, sempre que for necessário para o bom atendimento ao manifestante;
-
apresentação de propostas para o aperfeiçoamento do trabalho da Ouvidoria.
-
recebimento de elogios acerca da atuação do membro;
-
incentivo à criação de Ouvidorias Municipais e desenvolvimento daquelas já implantadas.
A primeira premiação está prevista para novembro deste ano. Os premiados receberão certificados e placas de reconhecimento, documentos cujas cópias serão encaminhadas à Corregedoria Geral do Ministério Público e à Coordenadoria de Recursos Humanos do MPPI, para fins de registro nos assentamentos funcionais.
A Ouvidoria é uma das mais importantes interfaces de contato entre o Ministério Público e a sociedade, contribuindo tanto para o aprimoramento dos serviços prestados pela instituição quanto para o encaminhamento de denúncias relacionadas às áreas de atuação.