O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, inaugurou a nova sede das Promotorias de Justiça de José de Freitas, a 48 km de Teresina, mesorregião do Centro-Norte Piauiense. A solenidade foi realizada na manhã de hoje (21), e contou com a participação de diversas personalidades. A sede do Ministério Público em José de Freitas é o oitavo prédio inaugurado durante a gestão do atual PGJ. No interior, já foram inauguradas as sedes de São Raimundo Nonato, Parnaíba, Bom Jesus, Barro Duro e Valença do Piauí; na capital, ganham destaque a Sede Leste, que congregou as Procuradorias de Justiça, Promotorias de Justiça e outros órgãos, bem como a nova sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
“Temos nos empenhado para oferecer as melhores condições de trabalho aos membros e servidores do Ministério Público, para que estes possam prestar um serviço de excelência à população. Todas as novas sedes de Promotorias de Justiça são edificadas ou alugadas de forma planejada, com observância aos princípios da eficiência e da economicidade. Assim, procuramos beneficiar duplamente a sociedade: por um lado, otimizando o gerenciamento dos recursos públicos; por outro, prestando atendimento em instalações condignas, pensadas para bem receber os cidadãos”, declarou Cleandro Moura.
A sede de José de Freitas possui 182,45 m de área construída. A estrutura conta com recepção, secretaria, sala de audiências, gabinetes para os Promotores de Justiça, copa e banheiros acessíveis. “É uma felicidade muito grande participar dessa inauguração. Antigamente, dispúnhamos de uma área restrita no fórum local, com sete pessoas em apenas uma sala. Hoje, contamos com um espaço amplo e confortável, para acolher o Ministério Público e receber a população, prestando o melhor serviço”, pontuou Sérgio Reis Coelho, titular da 1˚ Promotoria de Justiça da comarca.
Muitos membros e servidores do MPPI prestigiaram a cerimônia. Estavam presentes o Corregedor-Geral do Ministério Público, Procurador de Justiça Aristides Silva Pinheiro, a Chefe de Gabinete do PGJ, Promotora de Justiça Cláudia Seabra, o Assessor Especial Criminal do PGJ, Promotor de Justiça João Paulo Santiago Sales, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), Promotora de Justiça Everângela Barros, o Presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Promotor de Justiça Hugo Cardoso, o titular da 13ª Promotoria de Justiça de Teresina, Benigno Filho, o presidente do Sindicato dos Servidores do MPPI, Arimatéia Arêa Leão, o coordenador de Perícias e Pareceres Técnicos do MPPI, Thyago Januário, e o Coordenador de Recursos Humanos, Mariano Filho. Também participaram muitas autoridades locais, como o Prefeito do Município, Roger Linhares, o presidente da Câmara dos Vereadores, Roberval Santos, e o Juiz de Direito da comarca, Lirton Nogueira, além de representantes de diversas instituições, a exemplo da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Cartório Eleitoral, da Polícia Civil e de igrejas, entre outras.
Em breve, serão inauguradas sedes novas em Altos – na próxima terça, 26 de junho – Luís Correia, Floriano, Esperantina, Picos, Água Branca, Luzilândia e Marcos Parente.