Pessoas sentadas em auditório

 

Aconteceu na manhã de ontem (19), na sede Leste do Ministério Público, uma reunião do grupo de trabalho que atua nas demandas da saúde pública no Estado do Piauí. A reunião foi presidida pelo Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira e contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e ainda representantes de Hospitais e Maternidades da Capital.

No ano de 2017, foi instaurado o inquérito civil público nº 025/2017 na 29ª Promotoria de Justiça, com o objetivo de apurar as notícias recebidas sobre a baixa resolutividade das maternidades do Município de Teresina. Foram realizadas diligências para a apuração das informações e diagnóstico de toda rede de assistência materno-infantil.

 

Homem conversando com pessoas

O promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, titular da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, que atua na fiscalização da saúde pública do capital piauiense. 

 

O grupo de trabalho foi criado com base nos indicadores da assistência materno-infantil e da regulação dos leitos e tem como componentes o promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, titular da 29ª promotoria e representantes da SESAPI e FMS. O grupo visa a elaboração de um plano de trabalho para ser executado e monitorado, com o objetivo de reorganizar a rede obstetrícia e neonatal do território entre rios e de reduzir o número de atendimentos da Maternidade Dona Evangelina Rosa e aumentar as das maternidades municipais de toda essa região, assim como melhorar a assistência às gestantes e recém-nascidos, para a redução da mortalidade materno infantil do Estado do Piauí.

Uma das pautas discutidas na reunião de ontem foi a necessidade de se criar um vínculo entre a gestante e a maternidade existente em seu bairro de origem, além da conscientização das mulheres de que é possível e mais satisfatório que as mesmas deem à luz em hospitais e maternidades próximas às suas residências. Já foram realizadas várias reuniões para a elaboração do plano, que já contempla 20 ações que serão executadas nos próximos meses.

 

Pessoas sentadas em auditório