A promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania – CAODEC, ministrou na manhã da última sexta-feira (15), a palestra “Violência na Escola. O que fazer?” para gestores da rede pública estadual de ensino. A representante do Ministério Público do Piauí foi convidada pela 4ª Gerência Regional de Ensino do Piauí (GRE).
A fala da coordenadora do CAODEC fez parte da programação do I Fórum em Rede de Gestores da 4ª GRE que ocorreu no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, o Premen Norte, no bairro Marquês, zona norte de Teresina.
“Nós acreditamos nessa cultura do encontro, da formação continuada tanto do professor, como do gestor da escola. Os desafios para estes atores são enormes nos tempos atuais. E o que deve ser feito é isso mesmo, de união de forças para debatermos os caminhos para um aprendizado mais eficiente e integrado das nossas crianças e adolescentes”, destacou a representante do Ministério Público do Piauí (MPPI).
Além de professores e gestores das escolas públicas estaduais, o evento contou com a participação de representantes do Conselho Tutelar, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), Casa de Zabelê e Centro de Valorização da Vida (CVV). O evento foi realizado com o propósito de ampliar conhecimentos dos diretores e coordenadores das escolas, para aperfeiçoar o desenvolvimento de práticas pedagógicas e atuação frente às intercorrências vivenciadas neste espaço que também envolve família e sociedade.
Durante a exposição, a promotora Flávia Gomes Cordeiro ainda falou sobre as diferenças entre ato de indisciplina (que é o descumprimento das normas da escola ou de legislações aplicadas) e ato infracional (conduta prevista como crime ou contravenção penal), a resolução pacífica de conflitos no ambiente escolar e os seis pilares da Cultura de Paz, sendo estes: respeitar a vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender; preservar o planeta e redescobrir a solidariedade.
Projeto Cultura de Paz
Desde 2015, o Ministério Público e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desenvolvem o projeto Cultura de Paz. A parceria é resultado da assinatura de um termo de cooperação técnica entre a instituição e o órgão, com a proposta de promover a cultura da paz e respeito à diversidade, além de abordar questões dos regimentos escolares e a responsabilidade dos diretores, dos pais e das crianças e adolescentes.