A Promotora de Justiça Karla Daniela Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), e a Analista de Serviço Social Núbia Caldas, servidora do Ministério Público do Estado do Piauí, ministraram palestra durante a abertura do I Workshop em Saúde Mental no Contexto da Intersetorialidade – Etapa 02, evento realizado na manhã de hoje (15), em Piripiri. O workshop foi promovido pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Saúde Municipal e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II). Os Promotores de Justiça Silvano Carvalho e Nivaldo Ribeiro, titulares da 2ª e da 3ª Promotorias de Justiça da comarca, respectivamente, também participaram das atividades, como convidados.
O objetivo do I Workshop em Saúde Mental no Contexto da Intersetorialidade era fomentar a discussão sobre a importância do trabalho em rede na efetivação e aprimoramento dos serviços de saúde mental, para que a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Piripiri seja fortalecida, com garantia do acesso integral dos pacientes em sofrimento psíquico a todas as políticas ofertadas. Karla Daniela Carvalho e Núbia Caldas discorreram sobre a atuação do Ministério Público no apoio a essas políticas de atenção à saúde mental.
“O Ministério Público tem trabalhado pelo aprimoramento da rede de atenção psicossocial, seja na área de execução, com a atuação dos Promotores de Justiça em todo o Piauí, seja com a celebração de parcerias e promoção de eventos para construção do conhecimento. Dada a complexidade do tema, é importante que trabalhemos a perspectiva da intersetorialidade, conjugando esforços e coordenando técnicas e métodos de diversas áreas para o cumprimento de objetivos”, declarou Karla Carvalho.