Membros, servidores, estagiários e colaboradores no lançamento da campanha “Julho, Mês da Caridade” que aconteceu no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPPI).
O Ministério Público do Piauí (MPPI) lançou, na manhã desta quarta-feira (11), a campanha “Julho, Mês da Caridade”. A iniciativa foi idealizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). O órgão auxiliar do Ministério Público está recebendo donativos, como toalhas, lençóis, fraldas geriátricas, leite, entre outros, que serão doados para a instituição Casa São José. Além dos membros, servidores, estagiários e colaboradores, o cidadão também poderá fazer doações para a campanha. Os donativos podem ser deixados até o dia 25 deste mês, em um dos dois edifícios do Ministério Público em Teresina: na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), que fica localizada na rua Álvaro Mendes, n°2294, e na Sede Zona Leste, situada na Avenida Lindolfo Monteiro, n° 911. A entrega dos donativos à Casa São José será realizada no dia 26 de julho.
A intenção é conscientizar as pessoas sobre a prática e a difusão da solidariedade, bem como sobre o desenvolvimento das ações altruístas para o bom entendimento entre todos as pessoas.
Durante o lançamento, a procuradora de Justiça Teresina Marques, diretora-geral do CEAF/MPPI, reforçou a importância da campanha. “A caridade é um ato humanitário de valiosa importância, é uma virtude, uma qualidade do ser humano que eleva a alma, pois desperta em nós o que há de melhor, que é o ato de ajudar o outro, de preocupar-se com as pessoas que precisam de ajuda, o que não se restringe apenas às necessidades materiais. Muitas vezes, nossos semelhantes querem um pouco de atenção, afeto e carinho. Por isso, convido a todos a participarem dessa iniciativa”, disse.
Oficialmente, o Dia da Caridade é celebrado no dia 19 de julho. A data foi instituída pela Lei Federal nº 5.063, de 4 de julho de 1966. No mundo, o Dia Internacional da Caridade é comemorado em 5 de setembro, criado em 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Participaram do lançamento os procuradores de Justiça Martha Celina, Subprocuradora-geral de Justiça; Raquel Normando, Diretora-geral substituta do CEAF/MPPI; e Alípio de Santana Ribeiro; além dos promotores de Justiça Cláudia Seabra, chefe de gabinete do PGJ; Cléia Fernandes, Secretária-Geral do Ministério Público; João Paulo Sales, Assessor Especial Criminal do PGJ; Everângela Barros, Coordenadora do Centro de Apoio de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP); Nivaldo Ribeiro, Coordenador do PROCON; Ana Isabel Mota e Francisca Sílvia.
“É uma oportunidade única para mostramos à sociedade que estamos aqui para servi-la não apenas com nosso trabalho finalístico, mas também com gestos como este. Que possamos doar nosso tempo e atenção às pessoas de um modo geral. Que possamos ser multiplicadores dessa iniciativa para que outros se engajem com a campanha”, finalizou a chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra.