O Promotor de Justiça Rômulo Cordão, que coordena o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), falando sobre o trabalho do grupo em parceria com a Rede de Controle da Gestão Pública do Piauí.
O Ministério Público do Estado do Piauí está participando da I Mostra de Projetos do Ministério Público Brasileiro, cujo tema é “Inovação e Resultados”. O evento acontece desde ontem (04), em Salvador, na sede do MP baiano. A exposição foi idealizada pelo Comitê de Políticas de Gestão Administrativa do Fórum Nacional de Gestão do MP e organizada pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público, com o objetivo de disseminar conhecimento e fomentar a cultura de gestão de projetos, proporcionando o debate entre as unidades e ramos do Ministério Público brasileiro, com aproveitamento das lições aprendidas.
Ao todo, 26 projetos das áreas meio e finalística, desenvolvidos em todo o país, foram selecionados. “O GAECO/MPPI e a Rede de Controle do Estado do Piauí no combate à improbidade, à corrupção e à lavagem de dinheiro”, coordenado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, foi um deles. Na tarde de ontem, o Promotor de Justiça Rômulo Cordão conduziu a apresentação sobre a iniciativa desenvolvida pelo MPPI.
A Promotora de Justiça Cláudia Seabra, Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, representa a Administração Superior do MPPI, na I Mostra de Projetos do Ministério Público Brasileiro.
O projeto consiste na reunião das expertises de agentes públicos, para que atuem diretamente nas fases pré-operatória, operatória e pós-operatória das investigações empreendidas, de modo que, juntos, viabilizem o alcance de um grau máximo de excelência e de qualidade no trabalho voltado ao combate a organizações criminosas que dilapidam o patrimônio público por meio da corrupção e da improbidade. Para tanto, o GAECO/MPPI estabeleceu parcerias com os Tribunais de Contas da União e do Estado, com o Ministério da Transparência e com a Controladoria Geral da União, entre outros órgãos e instituições. A apresentação, inclusive, foi realizada em parceria com o auditor Inaldo Oliveira, da Diretoria de Gestão de Informações Estratégicas e Combate à Corrupção (DGECOR), do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.
A Promotora de Justiça Cláudia Seabra, Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, está representando a Administração Superior do MPPI. A instituição ainda conta com um estande na I Mostra de Projetos do Ministério Público Brasileiro, onde estão disponíveis materiais informativos sobre os três projetos piauienses classificados para a Fase 2 do Prêmio CNMP 2018 – Queremos Paz, iPenha e MPPI pela paz no trânsito – e sobre outras iniciativas exitosas desenvolvidas pelos órgãos e unidades administrativas.
O auditor do Tribunal de Contas do Piauí, Inaldo Oliveira, que é coordenador-adjunto da Rede de Controle da Gestão Pública no Piauí.