Floriano é um município situado em ponto referencial do Piauí, constituindo-se como porta de entrada para as regiões sul e sudeste do Estado. A cidade é um importante polo educacional, possuindo uma ampla rede de ensino em nível superior e técnico. Também é a quinta maior economia do Piauí, com produto interno bruto superior a R$ 700 mil. Hoje (31), Floriano ganhou mais um motivo de orgulho e mais um fator de desenvolvimento: a nova sede do Ministério Público do Piauí, que abrigará as quatro Promotorias de Justiça da comarca.
Em solenidade realizada nesta manhã, o Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, capitaneou a inauguração oficial. A edificação possui 586 m² de área construída, distribuídos em dois pavimentos que incluem ampla recepção, gabinetes com secretarias aparelhadas, sala de audiência, baterias com banheiros acessíveis e cômodos para setores de apoio, como protocolo, transporte, almoxarifado, copa e refeitório. O imóvel é de propriedade do Ministério Público, e foi inteiramente construído com recursos da instituição, a partir de projetos elaborados por servidores, em terreno doado pela Prefeitura do Município após articulação de parceria.
“Em pouco mais de três anos de gestão, já inauguramos a décima primeira sede do Ministério Público. É mais uma porta que se abre para a cidadania. O melhor de tudo são os ganhos para a população. Temos investido muito em tecnologia da informação e em estrutura de serviços, para que a sociedade possa contar com um atendimento cada vez mais ágil, eficiente e resolutivo”, declarou Cleandro Moura.
A programação solene incluiu ainda a assinatura de acordo de cooperação técnica entre o Ministério Público e a Prefeitura de Floriano para aparelhamento do PROCON Municipal e inclusão da unidade no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC). O documento foi assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, pelo prefeito Joel Rodrigues e pela Promotora de Justiça Denise Costa Aguiar, que está respondendo pela Coordenação-Geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor no Piauí.
A cerimônia foi muito prestigiada, contando com a participação de Promotores de Justiça com atuação em outras comarcas e de representantes de diversos órgãos e instituições, a exemplo do Tribunal de Justiça, da Associação Piauiense do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Tutelar, da Câmara Municipal de Floriano, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Ministério Público Federal, do Poder Judiciário Federal e da Polícia Civil, dentre outros.
Os ritos inaugurais de descerramento da placa histórica e de desenlace do laço comemorativo foram precedidos por depoimentos inspiradores. “A Constituição incumbiu o Ministério Público da defesa da sociedade. Essa é uma grande missão. Nós temos nos empenhando, empregando muitos esforços, no sentido de oportunizar melhores condições de trabalho – físicas, estruturais, de equipamento, de recursos humanos – para que possamos atuar cada vez mais e melhor em defesa do cidadão piauiense”, declarou a Chefe de Gabinete do Procurador-Geral, Promotora de Justiça Cláudia Seabra. Já o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Floriano, José de Arimatéa Dourado Leão, agradeceu pela conquista. “Temos agora um local permanente, para que o cidadão seja bem atendido. Nossa vocação é servir, e esta nova sede se consolidará como uma referência para a promoção da cidadania”, frisou o Promotor de Justiça.