Pessoas sentadas em auditório

 

O promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (CAOCRIM), representou o Ministério Público do Piauí (MPPI) no lançamento do projeto “Papo com a PC”. A solenidade aconteceu, na manhã de hoje, 21 de agosto, no auditório da Academia da Polícia Civil (ACADEPOL), localizada no bairro Saci, zona sul de Teresina, e contou com a participação de autoridades da área de segurança pública do Estado.

 

Na ocasião, o membro do Ministério Público ressaltou a bem-sucedida parceria entre as duas instituições. “Sem dúvida a Polícia Civil é uma importante aliada nas ações que temos desenvolvido para o combate ao tráfico de drogas e a criminalidade de uma forma geral, principalmente no âmbito do projeto “No Alvo – Contra o tráfico de drogas”, iniciativa do CAOCRIM que integra o Plano Geral de Atuação Finalística 2018|2019. O termo de cooperação realizado com a Polícia Civil é justamente para permitir que esse projeto, o “Papo com a PC” seja usado também dentro do projeto do Centro de Apoio no quesito da prevenção à criminalidade. Nossa mensagem aqui é de agradecimento e de nos colocarmos à disposição para a realização desse valoroso projeto. O Papo com a PC é uma ideia inovadora, por essa vertente de aproximação que visa promover entre os jovens e a corporação”, sublinha o promotor de Justiça.

 

Pessoas sentadas em auditório

 

O projeto Papo com a PC vai trabalhar com adolescentes e jovens com idade entre 15 a 29 anos, com objetivo de aproximar esse público do órgão de segurança pública, no intuito de este compreenda o papel desempenhado por aquele, e assim contribuir para redução da criminalidade. Serão realizados encontros periódicos com os jovens e adolescentes no qual ocorrerão exposições, diálogos, estudos de casos, abordando temas como: homicídio, drogas, violência contra a mulher, crianças e adolescentes, crimes de trânsito, crimes de internet, crimes de meio ambiente, combate contra crimes de ódio, raça e de gênero e crimes contra idosos.

 

Duas pessoas sentadas

 

 

Parceria Ministério Público e Polícia Civil

No último dia 08 de agosto, o Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, e o Delegado-Geral da Polícia Civil, Riedel Batista, assinaram um acordo de cooperação técnica para mapeamento dos crimes de tráfico de drogas e outros delitos em cidades do interior do Estado. A celebração da parceria é uma das etapas do projeto “No Alvo – Contra o tráfico de drogas”, que integra o Plano Geral de Atuação Finalística do Ministério Público e está sendo conduzido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (CAOCRIM).

 

A Polícia Civil realizará a coleta de dados e o levantamento estatístico da criminalidade relacionada às ocorrências de tráfico de drogas, crimes violentos letais intencionais e de crimes violentos patrimoniais nos municípios do interior, tendo como fonte os bancos de dados cotidianamente utilizados pela corporação, a exemplo do sistema de boletim de ocorrência (SisBO) e do sistema de procedimentos policiais (SisProceP). Com base nos relatórios, o Ministério Público constituirá um plano de atuação para as áreas com maior incidência de criminalidade.

 

Saiba mais:

MPPI e Polícia Civil celebram parceria para mapeamento dos crimes de tráfico de drogas e outros delitos