Pessoas sentadas em auditório

 

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) desenvolve várias ações de prevenção e enfrentamento aos crimes de feminicídios e às diversas formas de violência contra a mulher.

 

Neste mês de agosto, o promotor de Justiça Francisco de Jesus participou de ação do projeto “Direito e Cidadania”, realizado pelo Colégio CPI. A iniciativa replica as ações do programa “A Lei Maria da Penha nas Escolas”, empreendido pela 5ª Promotoria de Justiça de Teresina, e que integra o NUPEVID.

 

Homem de pé falando com

 

Outra frente permanente de enfrentamento é o projeto “Sensibilizar para Abordar”, em parceria com a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), que capacita agentes da corporação para atendimento humanizado às mulheres vítimas, com participação integrada dos órgãos na formação de um protocolo único de atendimento às vítimas, que já resultou na formação dos guardiões das medidas protetivas, através dos batalhões de área.

 

Três pessoas de pé. Dois deles seguram um papel com as mãos, e um está com microfone

 

Para o promotor de Justiça Francisco de Jesus, titular da 5ª Promotoria de Justiça, “a cultura machista só será erradicada com ações integradas e  permanentes entre os órgãos”, disse o membro do MP do Piauí.

 

Pessoas de pé sorrindo