Da esquerda para a direita: Os promotores de Justiça Itanieli Rotondo Sá, Assessora Especial de Planejamento e Gestão; Sinobilino Pinheiro, Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCRIM); Everângela Barros, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP); e Nivaldo Ribeiro, Coordenador do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON).
Os promotores de Justiça Everângela Barros, Itanieli Sá, Nivaldo Ribeiro e Sinobilino Pinheiro, participam do 1º Encontro Regional do Planejamento Estratégico Nacional, que acontece em Belém e reúne promotores e procuradores que atuam no Pará, Amapá, Tocantins e Piauí. Estão sendo discutidos valores, objetivos e ações da instituição para os próximos dez anos. A abertura oficial ocorreu na sede do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Pará (Ceaf/MPPA).
O evento é uma das etapas do projeto de elaboração do Planejamento Estratégico Nacional (PEN-MP) para o período de 2020-2029, desenvolvido pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O encontro regional é o primeiro de oito encontros que acontecerão até dezembro para elaboração do Mapa Estratégico 2020-2029. Manaus, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Luís, Salvador, Rio de Janeiro e Brasília sediarão as próximas reuniões que compõem essa etapa do projeto.
A abertura do evento aconteceu na última quarta-feira (26) e foi feita pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente Martins. Logo após, o procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), Carlos Eduardo Andrade, falou sobre “Planejamento Estratégico e Inovação”, seguido da apresentação do representante da Secretaria de Planejamento Estratégico do CNMP, Weskley Rodrigues, e da analista de Gestão Pública da Segep, Jaqueline Silva. Estes dois últimos apresentaram o diagnóstico dos resultados da pesquisa on line elaborada para coletar dados e informações sobre as principais necessidades dos membros, servidores do MP, bem como da sociedade civil sobre a atuação da instituição.
Quase dez mil pessoas entre membros, servidores do MP e sociedade civil responderam ao questionário online, que ficou disponibilizado no período de 8 de maio a 8 de junho de 2018, e que teve o objetivo de identificar as prioridades de atuação do Ministério Público para os próximos dez anos.
* Com informações do CNMP e MPPA