PESSOAS EM PÉ

 

O Ministério Público do Estado, por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho/SQVT – Programa “Bem Viver no MP”, realizou na manhã de hoje (18) sessões de aplicação de Reiki para os membros, servidores e estagiários do MP. O evento faz parte da agenda de atividades do “Setembro Amarelo” e aconteceu por meio de uma parceria com o Mundo Natural – Espaço Integrado de Saúde e Equilíbrio, por intermédio dos reikianos participantes do Projeto Flor de Lótus.

 

O Reiki é uma técnica terapêutica de harmonização e equilíbrio energético por meio da imposição das mãos, que auxilia na promoção do bem-estar e da saúde física, mental e emocional. A técnica foi desenvolvida pelo monge japonês Mikao Usui no final do século XIX, quando era reitor da Universidade de Doshisha, em Kyoto, Japão.

 

Dentre as principais vantagens e benefícios do Reiki estão a simplicidade, a praticidade e a segurança da técnica, que proporcionam expansão da consciência, maior percepção corporal, relaxamento, redução do estresse, dentre outros benefícios.

PESSOAS EM PÉ

 

As aplicações são parte do Projeto Flor de Lótus, que já atua há três anos. Segundo a terapeuta transpessoal holística Tarcila Maria, o trabalho foi expandido para a comunidade devido à necessidade de tornar conhecida a técnica: “o nosso objetivo é levar consciência no que diz respeito à qualidade de vida, não somente através da técnica Reiki, mas de outras também existentes. Através dos atendimentos, os terapeutas acompanham a evolução do sintomas físicos e emocionais da pessoa”.

 

O Reiki é considerado uma terapia complementar, adotado em alguns hospitais do país, e está incluído no rol das práticas corporais e mentais da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), que contempla sistema de saúdes complexos e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras.