Pessoas de pé sorrindo

 

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), participou na última quarta-feira (12/09), da formação da 40ª turma do programa “HomeM com M maiúsculo – sensibilizar para abordar”. 

 

O programa foi criado por meio de parceria entre o MP/PI e a PM/PI, em setembro de 2016, dada a necessidade de capacitar e sensibilizar policiais militares no atendimento às mulheres vítimas de violência, tornando-os, factualmente, integrantes da rede de proteção. A iniciativa já alcançou mais de 8 mil pessoas no estado, entre policiais, vítimas e comunidade.

 

Durante os encontros, são realizadas abordagens jurídicas, sociais e psicológicas sobre as violências praticadas contra mulheres; como resultados, obteve-se melhoria nos atendimento às vítimas pela corporação militar, formação de um protocolo de atendimento único e integrado com o Ministério Público, com uma melhor fiscalização na aplicação da lei, entrega de material informativo da rede pelos agentes policiais em suas abordagens e acompanhamento das medidas protetivas pelos batalhões de área.

 

De acordo com o promotor de Justiça Francisco de Jesus, responsável pela execução do programa, “constatou-se uma maior procura aos órgãos de proteção pelas vítimas, pois elas são informadas pelos agentes policiais da rede, quando pedem socorro ao 190. Um dos nossos objetivos é a expansão do programa para os municípios do interior do estado: já iniciamos as primeiras articulações na cidade de Bom Jesus”, declarou.

 

Pessoas sentadas em sala de aula com homem que está de pé