Pessoas de pé sorrindo

 

 

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), participou na última quinta-feira, 30 de agosto, da Oficina de Pais e Filhos, promovida pela Defensoria Pública do Estado (DPE-PI). A promotora Amparo Paz e a assessora técnica, a psicóloga Cynara Veras, participaram da oficina representando o MPPI.

 

O projeto é desenvolvido desde 2017 por defensores públicos da área de direitos da família, que visa ajudar e conscientizar as partes envolvidas a atravessarem os processos de ruptura com menor dano emocional a todos. Idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a iniciativa tem por objetivo demonstrar para os casais em processo de desvinculação judicial que necessitam ter um olhar diferenciado da situação, buscando uma convivência saudável para os membros da família e resolvendo as diferenças de forma consensual.

 

A oficina é realizada em duas etapas, sendo que as partes participam da atividade em momentos distintos. A atividade é baseada em exemplos e em dados constatados por equipe multidisciplinar, que permitem aos envolvidos visualizar o problema sob uma ótica diferenciada, propiciando-os entendimento acerca das questões implicadas em um processo de separação no qual há envolvimento indireto de outros atores, dentre eles, os filhos e demais familiares.

 

Com o objetivo de atingir os homens em contexto de violência doméstica e familiar que fazem parte do Programa Reeducar, o Nupevid pretende inserir a oficina no programa e, para isso, deve formalizar esta parceria no termo de cooperação técnica já firmado com a Defensoria Pública do Estado do Piauí – DPE, parceira do programa desde sua implantação.

 

“O programa Reeducar contempla várias questões que estão presentes na vida do homem participante e da sociedade como um todo, inclusive as relações familiares. Com a parceria da Defensoria Pública, vamos oferecer mais uma oportunidade de discussão e reflexão dentro do grupo”, destaca a promotora Amparo Paz.

 

A Oficina de Pais e Filhos será realizada uma vez a cada edição do Reeducar, cujo módulo será ministrado por um dos facilitadores da DPE, sejam eles: defensoras públicas Débora Cunha Vieira Cardoso, Rosa Mendes Viana Formiga e Andrea Melo de Carvalho e pelo defensor público João Castelo Branco Vasconcelos Neto. Conta ainda, com o reforço dos servidores (as) da DPE: Juciara de Sousa Santiago, Letícia Castro Magalhães, Viviane Ribeiro Freire, Mauricema Holanda Nunes, Rosângela Ribeiro de Alexandrino, Viviane Ribeiro Freire, José Luiz de Sousa Júnior, Valéria Miranda de Araújo e Mercês Krystine Araújo Silva.