Aconteceu na manhã desta sexta (21), no Auditório do MPPI na Sede Leste de Teresina, o bate-papo com o tema “Sentido da Vida” com a participação do psiquiatra Samuel Rêgo, da fisioterapeuta Fernanda Daniel e da psicóloga Juliana Eleotéro. A mediação do evento foi realizada pela analista ministerial de psicologia, Liandra Nogueira.
O evento integrou a rodada de ações da campanha ‘Eu Me Importo Com Você’, com o intuito de debater a saúde mental durante o período do Setembro Amarelo. A mesa buscou discutir a saúde mental através de uma visão interdisciplinar e colaborativa.
Durante a conversa, a psicóloga, Juliana Eleotéro ressaltou a importância de buscarmos meta pessoais e que saúde mental resulta de um conjunto de fatores que são inerentes ao ser humano. “Quando a gente fala de saúde mental nada é tão simples, é preciso olhar para todos os lados: o biológico, o psicológico, o social e o espiritual, pois saúde é esse conjunto de coisas”, explica.
Além disso, a fisioterapeuta Fernanda Daniel esclareceu sobre a microfisioterapia e como esta técnica contribui no processo de bem-estar e de alívio mental do indivíduo. “Quando a microfisioterapia atua, ela faz uma leitura dos tecidos, seja na derme ou na epiderme, e encontra as fragilidades na pele. Então, a microfisioterapia serve para identificar e reinformar o corpo para um processo de autocura, este que é um processo biológico e natural”, explica.
Membros, servidores e estagiários puderam, durante o bate-papo, dialogar com os profissionais acerca de assuntos voltados para a questão da saúde mental e do sentido da vida, além de esclarecer dúvidas sobre a importância da promoção da saúde e de como lidar com pressões do cotidiano.
Para a diretora geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPI, a Procuradora de Justiça Teresinha Marques, atividades como o bate-papo resultam em melhorias tanto nas relações interpessoais como também nas relações profissionais. “Precisamos participar e ouvir profissionais dessas áreas, pois isso ajuda nosso dia a dia e, principalmente, no desempenho de nosso trabalho”, conta.
O evento foi promovido pelo Comitê Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho – Programa Bem Viver no MP. Além do bate-papo, foram realizadas durante o mês de setembro edições especiais do projeto Momento de Equilíbrio e uma vivência da prática de Reiki.