O Ministério Público do Piauí (MPPI) lança edital para escolha da letra do hino oficial da instituição. O lançamento do hino e a premiação acontecerão durante a Semana do Ministério Público, entre os dias 10 e 14 de dezembro. As inscrições iniciam nesta sexta-feira (05) e encerram no dia 19 de novembro.
A letra do hino e as fichas de inscrições deverão ser entregues pessoalmente na Secretaria do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), localizada no prédio do MPPI, na Avenida Lindolfo Monteiro, n° 911, bairro de Fátima.
Os interessados poderão concorrer com composições criadas de forma individual ou em parceria, sem exigência de conhecimento em teoria musical, desde que o candidato observe as normas expressas no edital do concurso. Cada participante poderá inscrever até duas letras inéditas, devendo apresentar um requerimento de inscrição para cada uma das letras que pretenda inscrever. O concurso será dividido em três fases distintas: inscrições, homologação das inscrições e julgamento para escolha da letra vencedora.
Para a inscrição, o candidato deve apresentar a ficha e autorização do coautor, se for o caso, devidamente preenchida e assinada, juntamente com cópias da cédula de identidade, CPF e comprovante de residência.
A comissão julgadora será designada pelo Procurador-Geral de Justiça conforme os conhecimentos literários e musicais de cada integrante.
Para julgamento e apreciação das letras, serão observados critérios como a originalidade, o estilo, a harmonia e a singularidade da música, a adequação ao tema, a facilidade de comunicação, a interação com a melodia, a gramática correta, com linguagem ao alcance de todos.
Não é permitida a participação de membros, servidores, estagiários e demais colaboradores do MPPI, bem como de membros das comissões organizadora e julgadora e seus cônjuges ou parentes, até 3º grau, consanguíneos ou não.
A obra vencedora receberá um prêmio de R$ 3 mil, em troca da cessão dos direitos.