pessoas em pé

 

 

O Ministério Público do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (CAOCRIM), realizou nessa quarta-feira (07), o primeiro workshop do Projeto: “No alvo, contra o Tráfico de Drogas”, dando início aos eixos de Prevenção e Combate. Após o levantamento e lapidação dos dados da criminalidade em Altos, foi definida a região de atuação do projeto dentro do município. O objetivo é direcionar e orientar os órgãos de execução criminais do Ministério Público para um combate efetivo ao tráfico de drogas, mapeando a incidência dos crimes decorrentes dele nas regiões de municípios do interior do Estado com mais de 30 mil habitantes e traçando Planos de Ação para enfrentamento do problema.

A apresentação aconteceu no Fórum Desembargador Odorico Rosa, no município de Altos, onde estiveram presentes o Promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, coordenador do CAOCRIM; o Promotor titular da 2ª PJ de Altos, Paulo Rubens Rebouças, o secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Coronel Rubens Pereira; a Promotora Carmelina Moura, chefe da Assessoria Especial Administrativa do Procurador-Geral de Justiça, representando o mesmo, além de diversas autoridades da cidade.

pessoa falando em pé

Durante a explanação, o Promotor Sinobilino Pinheiro, idealizador do Projeto, ressaltou a importância das atividades que serão realizadas: “Nosso objetivo é realizar uma segurança pública através da vigilância, prevenção e combate às ações empreendidas pelo tráfico de drogas e dos crimes decorrentes deste, como o roubo, furto, latrocínio e homicídio. A intenção é reduzir a criminalidade com relação a esses crimes que são os principais constatados na realidade de Altos, segundo as estatísticas. As ações serão realizadas em determinadas áreas onde foi verificado uma maior incidência dos crimes citados anteriormente, através dos relatórios estatísticos bem como de entrevistas, o levantamento de campo feito junto às autoridades policiais há duas semanas”.

 

pessoas sentadas

 

 

As instituições parceiras aderiram formalmente ao projeto e terão até 20 de dezembro para apresentar um Plano de Atuação, nos eixos Prevenção e Combate, para ser executado até Julho/2019. Na oportunidade foi formada a Comissão de Segurança Pública de Altos, que fiscalizará o cumprimento das metas e etapas do projeto, juntamente com o Promotor local e o CAOCRIM. Durante 2019, o NUCEAC (Núcleo de Estatística da Secretaria de Segurança Pública) monitorará os índices de criminalidade em Altos, e formatará um novo relatório com os resultados do projeto em novembro/2019, oportunidade em que serão premiados todos os parceiros que cumprirem suas metas, assim como os três municípios que mais reduzirem a criminalidade no ano de 2019.

pessoa falando em pé

O Promotor de Justiça Paulo Rubens Rebouças enfatizou o entusiasmo da Promotoria de Altos em receber o Projeto:  “É fundamental esse projeto aqui em Altos que é próxima a Teresina e fica no espectro de influência da capital, tanto o lado bom, como o ruim. Então, assim tem o tráfico de drogas, e se tem tráfico tem o uso de entorpecentes. Portanto, nós temos que trabalhar de forma preventiva, na educação das pessoas sobre os malefícios do uso dessas substâncias, e também na repressão. Esse projeto tem uma virtude muito grande de ter escolhido um município próximo de Teresina que tem uma necessidade de combate ao tráfico. Vamos torcer para que tenha êxito e que os resultados almejados sejam alcançados”.

Altos é a primeira cidade, de um total de 7 que aderiram ao projeto. Os trabalhos também serão iniciados no município de União, ainda este ano. Para o primeiro semestre de 2019, o Projeto seguirá para Barras, Esperantina, Floriano, Campo Maior e Uruçuí.