Na manhã desta quarta-feira (14), as promotoras de Justiça Denise Costa Aguiar, coordenadora do CAOMA (Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente) e Ednólia Evangelista de Almeida, titular da Promotoria de Justiça de Jaicós, promoveram uma reunião com objetivo de debater o gerenciamento de resíduos sólidos em Jaicós. O prefeito do município, Ogilvan Oliveira da Silva, participou da reunião, que aconteceu na sede do Ministério Público do Piauí (MPPI), na zona leste de Teresina.
Após os diálogos travados, o gestor de Jaicós afirmou que a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, elaborará um diagnóstico da situação ambiental do gerenciamento de resíduos sólidos do município. O documento deve ser encaminhado ao Ministério Público até o próximo dia 04 de dezembro.
A Prefeitura de Jaicós apresentará ao Ministério Público, até o dia 15 de janeiro de 2019, relatório que comprove as medidas emergenciais adotadas para a melhoria do gerenciamento de resíduos sólidos.
O Ministério Público solicitará à FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e à Coordenadoria de Perícias do MPPI, após o dia 20 de janeiro de 2019, a realização de uma vistoria técnica no local de disposição final de resíduos sólidos de Jaicós.