Pessoas sentadas em auditório assistindo palestra

A promotora de Justiça Débora Geane, coordenadora do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), durante palestra em Picos. 

 

O Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público do Estado do Piauí e PRF promoveram encontros de capacitação sobre contrainteligência, com foco na segurança da informação, nas cidades de Piripiri, Parnaíba e Picos, nos dias 19, 20 e 27 de novembro, respectivamente. Os eventos foram organizados em parceria com diversas instituições, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal, da Defensoria Pública, da Polícia Militar, do Exército Brasileiro, da Polícia Civil, da Justiça Federal, do Tribunal de Justiça, do Tribunal Regional do Trabalho e do Corpo de Bombeiros.

 

Duas pessoas de pé

Pessoas sentadas em auditório

 Curso de Contrainteligência ministrado no município de Piripiri. 

 

“Durante as capacitações, falamos sobre segurança orgânica e medidas de autoproteção para servidores dos sistemas de Justiça e de segurança pública, e também transmitimos orientações sobre segurança no local de trabalho e nos deslocamentos em veículos”, relata a Promotora de Justiça Débora Geane, coordenadora do GSI/MPPI.

 

Duas mulheres de pé segurando um certificado

As promotoras de Justiça Débora Geane, coordenadora do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Maria Eugênia Gonçalves Bastos, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Picos. 

 

Ao todo, foram capacitadas mais de 120 pessoas, oriundas das cidades em que foram realizados os eventos e dos municípios do entorno. A programação incluiu ainda apresentações sobre segurança da informação na internet e combate e prevenção a incêndios.

 

A Contrainteligência consiste na atividade voltada para prevenir, detectar, obstruir e neutralizar a Inteligência adversa e as ações que constituam ameaça a conhecimentos, infraestruturas críticas – comunicações, transportes, tecnologias de informação – e outros ativos sensíveis e sigilosos de interesse institucional.