Foi realizada na manhã de hoje (20), a segunda audiência pública da série que tem como objetivo apresentar o Plano de Trabalho do Grupo Rede-On para as quatro zonas da capital, contemplando as áreas que possuem maternidade. A audiência de hoje foi voltada para o público da zona sudeste de Teresina e aconteceu no auditório do Campus Clóvis Moura da Universidade Estadual do Piauí.
O Grupo de Trabalho Rede-On é formado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), com apoio do Ministério Público, por meio da 29ª Promotoria de Justiça. Durante a audiência, foi apresentado aos órgãos, instituições e usuários do SUS da região Sudeste da capital, o Plano de Trabalho para reorganização da Rede Obstétrica e Neonatal do Território Entre Rios, com destaque para a ação do plano de vinculação e do acolhimento com classificação de risco.
O Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes iniciou a fala afirmando que o Ministério Público está atento aos problemas que dizem respeito a saúde pública no Piauí e, com isso, ressaltou a importância das audiências que vem sendo realizadas. Dando continuidade, a subcoordenadora do Grupo Rede On, a assistente social Íris Amaral, fez a apresentação do Plano de Trabalho para os presentes na audiência. Ela destacou os dados da Rede-On, que mostram que 50% das mulheres atendidas na MDER não necessitam de assistência de urgência e emergência, ou seja, estão fora do perfil principal de atendimento da maternidade e muitas delas são encaminhadas pelos municípios do interior.
Foram apresentadas as ações e resultados já alcançados com o Plano de Trabalho que demonstram um aumento de 9% nos números de partos realizados nas quatro maternidades da capital e, consequentemente, uma redução de 13,1% nos partos da MDER. Dentre as ações realizadas, estão o fomento à implantação do Plano de vinculação da Gestante por Teresina e municípios sinalizados, para que essa gestante não precise se deslocar a uma maternidade mais distante da sua residência para receber atendimento. Para tanto, são feitas capacitações para os profissionais da atenção básica das maternidades para apresentação e avaliação dos serviços ofertados.
O cronograma segue com a realização de mais uma audiência pública que acontecerá no dia 27 de novembro, no Auditório do MPPI na Zona Leste, onde o Plano de Trabalho será apresentado para a população daquela região.