O NUPEVID encerrou as atividades anuais do programa “A Lei Maria nas Escolas”, nas cidades de Inhuma e Fronteiras, Estado do Piauí. O programa atingiu os 224 municípios piauienses, foi desenvolvido em 824 escolas da rede estadual de ensino e contemplou mais de 300 mil pessoas, entre estudantes, educadores, comunidade escolar e sociedade em geral.
Fruto de parceria entre o Ministério Público Estadual (MPE-PI) e Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), o programa foi executados em todas as Gerências Regionais de Ensino do Estado (GRE) e tem como principal objetivo combater a violência contra a mulher, por meio da educação, com palestras e capacitações, objetivando a promoção do protagonismo juvenil na conscientização e multiplicação de ações de enfrentamento à violência contra a mulher.
Executado desde 2013, o programa foi reconhecido nacionalmente em 2017, no 5° Prêmio de Educação em Direitos Humanos, vencendo na categoria B – organizações da sociedade civil e de educação não formal. A iniciativa foi apresentada em Cartagena de Índias, na Colômbia, e hoje é replicado nos países iberoamericanos.
Para o promotor de Justiça Francisco de Jesus e para a professora Amparo Veloso, responsáveis pela execução direta da implantação, a implementação do programa representa um importante mecanismo social de enfrentamento aos crimes de feminicídio e aos diversos delitos praticados contra mulheres.
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2s9Nr7vlEaU