Em continuidade a programação comemorativa alusiva à Semana do Ministério Público, membros do Ministério Público do Piauí participaram, nesta terça-feira, 11 de dezembro, de sessão solene, promovida pela Assembleia Legislativa (ALEPI) para homenagear a instituição. A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual Dr. Hélio Oliveira.
A Semana do Ministério Público é um conjunto de atividades que estão sendo promovidas ao longo desta semana em alusão ao Dia do Ministério Público, comemorado anualmente, em 14 de dezembro, próxima sexta-feira. O propósito dessas atividades consiste em apresentar a sociedade o trabalho realizado pelo Ministério Público na defesa dos direitos dos cidadãos piauienses.
Durante seu discurso na sessão solene da ALEPI, o Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, falou sobre as transformações que a instituição ministerial experimentou ao longo do tempo. “Em poucas linhas, encontramos a definição de um organismo com contribuições praticamente ilimitadas, pois o Ministério Público se tornou, em resumo, um grandioso e abrangente “advogado do povo”, que tem o poder-dever de intervir em todas as demandas que atingem a coletividade, protegendo-a, ao passo que protege também os direitos e garantias individuais, que se consubstanciam na dignidade e na cidadania”, enfatizou.
Café da manhã em homenagem aos membros inativos do MPPI
Nesta terça-feira, também aconteceu um café da manhã oferecido a membros aposentados da instituição. O objetivo da iniciativa foi homenagear os promotores e procuradores de Justiça por seus serviços prestados ao Ministério Público Estadual. O evento ocorreu no CEAF – Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, na sede do MPPI da zona leste de Teresina.
Cleandro Moura enfatizou a importância do trabalho efetuado por cada membro ao longo da história do Ministério Público do Piauí. “Nosso sentimento hoje é de agradecimento a cada um dos senhores e senhoras que muito contribuíram para a construção da história da nossa instituição. Recebam de todos nós, o devido reconhecimento pelos seus préstimos, não apenas do Ministério Público, mas da sociedade piauiense”, disse o Procurador-Geral de Justiça do Piauí.
As promotoras de Justiça Cláudia Seabra, chefe de gabinete do PGJ, e Carmelina Moura, assessora especial administrativa do PGJ, antecederam a fala do chefe do MP do Piauí enfatizando o valioso trabalho dos membros aposentados.
“Amar também é agir”
Esse é o tema da campanha de arrecadação de valores junto aos integrantes do Ministério Público. A entrega das doações fechou as atividades da Semana do Ministério Público na tarde desta terça-feira. A campanha foi idealizada e organizada pelo Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. As instituições filantrópicas Lar das Flores de Maria (abrigo para idosas) e Casa da Esperança e Vida (presta assistência as pessoas com câncer) foram as beneficiadas com doações feitas por servidores e membros do MPPI.
A promotora de Justiça Cléia Januário Fernandes, coordenadora do SQVT, explicou que neste ano a campanha apresentou uma abordagem diferenciada, uma vez que foi feita uma enquete para escolha das instituições que receberiam as doações. “A campanha é uma forma dos membros, servidores, estagiários e colaboradores do Ministério Público demonstrarem a solidariedade nesse momento. Além disso, há também a questão da responsabilidade social da instituição de contribuir para um mundo melhor”, diz.