O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, acompanhado dos jornalistas e promotores de Justiça durante a entrega do 3º Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Piauí. Foto: Roberta Aline.
Neste terceiro dia da Semana do Ministério Público, o Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, premiou os vencedores do 3º Prêmio de Jornalismo do Ministério Público e a Ouvidoria da instituição agraciou os promotores de Justiça ganhadores do prêmio “Promotor Amigo da Ouvidoria – Agente de Transformação Social”. Fechando o cronograma de atividades desta quarta-feira, 12 de dezembro, foi realizada a inauguração do Memorial do Ministério Público. A solenidades aconteceram na sede da MPPI, na zona leste de Teresina, e contou com a participação de estagiários, servidores, membros, colaboradores, além de autoridades e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) e Ministério Público do Trabalho (MPT).
As festividades iniciaram com apresentação do coral “Vozes do Ministério Público”. Criado em 2015, o coral é composto por membros e servidores do MPPI, com intuito de valorizar as pessoas e desenvolver talentos, de modo a promover o bem estar no ambiente de trabalho e favorecer a integração entre os participantes.
Em sua fala, o chefe do Ministério Público pontuou a relevância das solenidades de hoje. Destacou ainda a relevância das premiações que ocorreriam logo mais. “Já estamos no terceiro dia de programação, e desde segunda-feira sinto que a felicidade e o orgulho só crescem mais e mais. Isso porque estou cada vez mais convicto da grandiosidade do Ministério Público, uma instituição resolutiva, que efetivamente contribui para a transformação da realidade social e para a promoção da Justiça em todas as suas formas, desde a proteção dos direitos e garantias individuais até as demandas coletivas mais complexas e relevantes, passando pela defesa do meio ambiente, do patrimônio público, da saúde, da educação, da infância e dos grupos mais vulneráveis”.
Após a execução do hino do Piauí e de clássicos da música popular brasileira pelo Coral “Vozes do Ministério Público”, foi iniciada a cerimônia de premiação dos jornalistas vencedores do 3º Prêmio de Jornalismo. Com o tema: “Planejamento institucional em prol da sociedade: projetos desenvolvidos pelo Ministério Público do Estado do Piauí”, as produções jornalísticas inscritas deveriam focar nos projetos constantes do Plano Geral de Atuação Finalística do MPPI (PGA 2018-2019).
Além de trabalhos nas áreas de jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo, o concurso trouxe como novidade a categoria “Jornalismo Universitário” voltada para estudantes de graduação em Comunicação Social – habilitação Jornalismo.
A comissão julgadora do prêmio de jornalismo foi presidida pela Subprocuradora-Geral de Justiça, Martha Celina de Oliveira Nunes, e constituída pelos procuradores de Justiça Alípio de Santana Ribeiro, Fernando Ferro, Zélia Saraiva Lima e Hugo de Sousa Cardoso, representando a Associação Piauiense do Ministério Público (APMP); a assessora de imprensa da instituição, Shaianna da Costa Araújo, como representante dos servidores do MPPI; os professores doutores Clarissa Sousa de Carvalho e Sílvio Henrique Barbosa, representando as Universidades Estadual e Federal do Piauí (UESPI e UFPI), e o jornalista Marco Antônio Vilarinho, indicado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí.
Confira a relação de trabalhos dos vencedores:
Jornalismo Impresso
1. Isabela Lopes
Jornal O Dia
“Saúde Mental: ‘Eu preciso procurar ajuda’”
Média: 105,58
Projeto do MP: Fiscalizar recursos é garantir saúde (CAODS – Karla Daniela Carvalho)
2. Caroline Oliveira
Revista Cidade Verde
“O fogo nosso de todo ano”
Média: 100,5
Projeto do MP: Corta-Fogo/Linha Verde (CAOMA – Denise Aguiar)
Webjornalismo
1º Lugar: Carlienne Carpaso
Portal Cidade Verde
“Projeto no Piauí busca desmistificar que ‘Direitos Humanos são para bandido’”
Média: 104,48
Projeto do MP: #IssoÉDireitoHumano (CAODEC/49ª PJ de Teresina – Flávia Gomes/Myrian Lago)
2º Lugar: Gilcilene Araújo
G1 Piauí
“Dia da Consciência Negra: a busca por direitos e conscientização para o futuro”
Média: 101,91
Projeto do MP: #IssoÉDireitoHumano (CAODEC/49ª PJ de Teresina – Flávia Gomes/Myrian Lago)
Rádiojornalismo
1º Lugar: Natanael Souza
Teresina FM
“PROCON – Expandir para proteger”
Média: 120
Projeto do MP: Expandir para proteger (PROCON – Nivaldo Ribeiro)
2º Lugar: Fábio Brito
Rádio Verdes Campos
“Protagonismo do MPPI no combate à corrupção”
Média: 117,77
Projeto do MP: Transparência no Legislativo (CACOP – Everângela Barros)
Telejornalismo
1º Lugar: Dalyne Barbosa
TV Clube
Feminicídio
Média: 128
Projeto do MP: Reeducar – O homem no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher (NUPEVID – Amparo Sousa Paz)
2º Lugar: Matheus Soares
TV Antena 10
Geração em risco
Média: 124,66
Projeto do MP: No Alvo – Contra o tráfico de drogas (CAOCRIM – Sinobilino Pinheiro)
Jornalismo Universitário
1º Lugar: Édrian Santos
Portal OitoMeia/Universidade Federal do Piauí
“O que você perdeu por ser branco?”
Média: 102, 83
Projeto do MP: #IssoÉDireitoHumano (CAODEC/49ª PJ de Teresina – Flávia Gomes/Myrian Lago)
Para mais fotos, acesse:
Prêmio Promotor Amigo da Ouvidoria: https://bit.ly/2HWWGjW
Inauguração do Memorial: https://bit.ly/2zUayt9
Prêmio de Jornalismo: https://bit.ly/2zR5dTF
Prêmio “Promotor Amigo da Ouvidoria – Agente de Transformação Social”
A honraria concedida pela Ouvidoria é uma forma de reconhecimento aos membros que mais atenderam as solicitações dos cidadãos, recebidas pelo órgão. A entrega foi realizada pela procuradora de Justiça Rosangela de Fátima Loureiro Mendes, ouvidora do MPPI, por ordem de antiguidade. Foram duas formas de premiação: geral e para os destaques. Abaixo a lista dos promotores agraciados:
Geral:
- Nivaldo Ribeiro (coordenador-geral do Procon/MPPI)
- Fernando Ferreira dos Santos (titular da 44ª Promotoria de Justiça de Teresina)
- Marlúcia Gomes Evaristo Almeida (titular da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina)
Destaques:
- Myrian Gonçalves Pereira do Lago (titular da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina)
- Luísa Cynobellina de Assunção Lacerda Andrade (titular da 42ª Promotoria de Justiça de Teresina)
- Karla Daniela Furtado Maia Carvalho (coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS)
Da esquerda para direita: a procuradora de Justiça Rosangela Mendes, ouvidora do Ministério Público; o promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, coordenador do Procon/MPPI; e o Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura.
Inauguração do Memorial do Ministério Público
A inauguração do Memorial do Ministério Público encerrou a programação de hoje. O local fica nas dependências do prédio do MPPI, na zona leste de Teresina. Ao adentrar o espaço, o visitante poderá contemplar uma transcrição do artigo 83 da primeira Constituição do Piauí de 1891, que diz: “É creado o ministerio publico para representar o Estado, seus direitos e interesses, os da justica publica, dos interdictos e ausentes, perantes os tribunaes e juizes.”
O local reúne peças de mobiliários, livros, becas e premiações concedidas à instituição por seu desempenho ao longo de sua história. Há também um grande painel que remonta a história do Ministério Público Estadual; um grande quadro contendo as fotos de promotores e procuradores de Justiça, do passado e do presente, e um mapa do Piauí feito em couro pelo artesão, Cândido Neto. A intenção principal do Memorial é reconstituir a trajetória do MP do Piauí, bem como celebrar o progresso do parquet piauiense.
Inauguração do Memorial do Ministério Público do Piauí. Na foto: o Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, os procuradores de Justiça Teresinha Marques, diretora do CEAF; Hugo Cardoso, presidente da APMP; Martha Celina de Oliveira Nunes, Subprocuradora-Geral de Justiça, Antônio Gonçalves Vieira, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Ednaldo Brito.