Pessoas sentadas em sala de aula

 

Como ação referente aos 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero, a promotora de justiça Amparo Paz, titular da 10ª Promotoria de Justiça – integrante do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), ministrou palestra para acadêmicos do 6º período do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

 

O encontro, que aconteceu na noite da última quarta-feira (28), abordou o trabalho realizado pelo NUPEVID no combate à violência contra as mulheres, tratou sobre a importância da denúncia para evitar a progressão do crime e o surgimento de novas ocorrências e discorreu acerca do andamento processual desse tipo de caso, desde a realização da denúncia até a conclusão do processo.

 

“Foi mais que uma palestra, foi uma conversa e um momento de troca de experiência com os alunos da disciplina de Direito Penal IV. Eles puderam tirar suas dúvidas sobre como funciona o julgamento de processos de violência doméstica. Fui muito bem recebida por todos, em especial pela colega Ana Cecília Ribeiro, professora da turma”, relata a promotora.

 

Duas mulheres de pé sorrindo

 

 

16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero

 

Com ações que promovem a igualdade e o fim da violência de gênero, a campanha acontece em todo o mundo, do dia 25 de novembro a 10 de dezembro, período em que se desenvolvem atividades pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, de acordo com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado, a campanha ocorre desde 2003 e é chamada 16+5 Dias de Ativismo, pois incorporou o Dia da Consciência Negra.

 

Pessoas de pé sorrindo e sorrindo