Integrantes do Comitê do Programa de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) estiveram, nesta segunda-feira, 21, no município de Picos, onde deram início ao calendário de ações para expansão e interiorização das atividades realizadas no âmbito do programa “Bem Viver no MP”. Na fala de abertura dos trabalhos, a promotora de Justiça Cléia Fernandes, coordenadora do SQVT, falou sobre a importância da contribuição que cada integrante do órgão ministerial pode oferecer para a construção de um ambiente de trabalho saudável.
“Essas ações possibilitam maior integração entre os membros, servidores e estagiários da instituição. É uma valiosa troca de experiências e conhecimentos. Além disso, é possível extrair dos participantes de atividades como essa, as expectativas em relação à saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho”, diz a promotora.
O evento promovido em Picos foi dividido em dois momentos. Inicialmente, os participantes assistiram palestras: a primeira, proferida gestora do Comitê abordando os cuidados com a saúde, em seus diversos aspectos, priorizando sentimentos de gratidão e a busca da felicidade; em seguida,a analista ministerial de psicologia Liandra Nogueira, tratou da importância do equilíbrio emocional para a construção de relações interpessoais baseadas no diálogo e empatia no ambiente de trabalho.
Já o técnico ministerial Márcio Douglas, que é educador financeiro, ministrou a segunda palestra do dia, na qual abordou a relevância de comportamentos e atitudes, como organização e planejamento, para boa administração das finanças pessoais. “Ter uma boa educação financeira é algo cada vez mais fundamental na vida das pessoas. Ao contrário do que se imagina, o assunto não precisa ter um viés negativo, não significa tornar-se uma pessoa ‘mesquinha’ ou algo do tipo. Na realidade, tem a ver com utilizar seus recursos de maneira consciente e sustentável, focando as energias naquilo que realmente importa: seus sonhos. Demonstrar isso foi o objetivo da palestra”, explica.
Prosseguindo a programação, os participantes fizeram uma atividade de planejamento pessoal, com a técnica de Baguá, por meio do qual o indivíduo faz um planejamento de vida estabelecendo metas e objetivos a serem cumpridos durante um ano. O Baguá é conhecido como guá e simboliza oito áreas da vida. São elas: Carreira, Amigos, Criatividade, Relacionamentos, Sucesso, Prosperidade, Família/Saúde e Sabedoria/Espiritualidade.
Segundo o calendário estabelecido pelo SQVT, devem ocorrer mais cinco eventos como o de Picos, nas seguintes datas e regionais: 08/02: Campo Maior; 14/02: Piripiri; 18/02: Floriano; 19/02: Oeiras; 27/02: Parnaíba.
Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho/SQVT – Programa “Bem Viver no MP”
O Comitê do Programa de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho – SQVT: “Bem Viver no MP-PI”, foi instituído pela Portaria nº 2375, do dia 21 de setembro de 2015, e tem por competência, conferida pelo Procurador-Geral de Justiça, organizar, propor sistemáticas, supervisionar a execução do programa e deliberar sobre todas as questões inerentes ao cuidado com a saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho dos colaboradores do Ministério Público do Estado do Piauí.
Em 2016, o Ato PGJ nº 610 aprovou o regimento interno do Comitê. De acordo com o documento, o SQVT será composto por 11 integrantes. O regimento ainda prevê que o PGJ poderá designar grupos de trabalho regionais para execução das atividades do Programa “Bem Viver no MP-PI”, formado por Promotores de Justiça ou servidores lotados nas regiões indicadas, com atribuições de articulação geral para implantação das atividades deliberadas.